domingo, 20 de outubro de 2013

#Resenha: "Os crimes ABC"


Título: Os crimes ABC

Autor(a): Agatha Christie

Ano de lançamento: 1936

Editora: Círculo do Livro

Nº de páginas: 214



# A história

Hercule Poirot bem que tentou se aposentar, mas uma carta praticamente o obrigou a continuar seus trabalhos como detetive. Ele desconfiava desde o início que havia algo estranho ali. Por qual motivo alguém lhe enviara aquela carta? Além disso, quem assinou a carta usando apenas as letras ABC?

O detetive belga encarou o desafio. No fundo, ele sabia que não se tratava de uma brincadeira. Seu velho companheiro, o capitão Hastings, achava que Poirot estava levando aquele assunto muito a sério. Todavia, a experiência do detetive confirmou que ele tinha mesmo razão.

Hastings e Poirot foram avisados de que uma senhora chamada Alice Ascher foi encontrada morta em Andover, atrás do balcão da pequena loja onde vendia cigarros e jornais. A polícia encontrou ainda um guia de trens sobre o balcão, muito conhecido pela abreviatura ABC. Aquele era um trabalho para a mente brilhante de Hercule Poirot.

Cerca de um mês depois, Poirot recebeu outra carta assinada pelo ABC, chamando a atenção do detetive para Bexhill. Elizabeth Barnard, uma jovem garçonete, foi estrangulada na praia, com seu próprio cinto. Curiosamente, um guia ferroviário ABC foi encontrado debaixo do cadáver.

Poirot refletiu e encontrou uma lógica que ligava os dois assassinatos: a primeira vítima tinha o sobrenome Ascher e foi morta em Andover; a segunda tinha o sobrenome Barnard e foi morta em Bexhill. O assassino obedecia a uma ordem para cometer os crimes. Poirot precisava impedi-lo de concretizar um alfabeto de sangue.

# Opinião

Mais uma vez a “Rainha do Crime” caprichou. Quando finalmente pensei que iria acertar a identidade do assassino antes de terminar o livro, Agatha me surpreende com sua genialidade. Cheguei a pensar que a solução estava muito óbvia durante quase todo o livro. Um grande erro da minha parte.

“Os crimes ABC” é um livro rápido. A linguagem é bastante acessível aos dias atuais (fator que já destaquei em outros livros da autora), os personagens foram muito bem construídos, os diálogos são objetivos e as descrições, excepcionais.

O detetive Hercule Poirot continua em plena forma nesse livro. Sempre fico impressionado com a inteligência dele e com o fato de ele conseguir desvendar os mistérios reparando em detalhes, aparentemente, sem importância. Não bastasse isso, ele ainda tem um senso de humor que torna a leitura leve e divertida.

Deixo aqui mais uma recomendação de leitura. Para os fãs de mistério, “Os crimes ABC” é um prato cheio. Peço permissão para um trocadilho: eu diria que esse livro é uma enigmática sopa de letrinhas.

2 comentários:

  1. Olá!
    Adorei sua resenha. Agatha é realmente maravilhosa, só li esse livro dela até agora e é muito bom. É um dos meus favoritos no skoob. =D
    Gostei do blog já estou seguindo. ^^
    Postei minha resenha sobre este livro em meu blog, se puder dê uma passada por lá.

    Beijos. ;*

    http://viajandocomnideck.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Brenda. Seja muito bem-vinda ao MERGULHANDO NA LEITURA.
      Gostei bastante do livro. Sou muito fã da Agatha Christie. Assim que eu puder, darei uma passadinha no seu blog.
      Beijos!!!

      VOLTE SEMPRE...

      Excluir

AGORA QUE VOCÊ JÁ MERGULHOU NA LEITURA, DEIXE O SEU COMENTÁRIO. ELE É MUITO IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO DO BLOG. OBRIGADO!!!

Obs.: comentários ofensivos serão deletados.