quinta-feira, 17 de maio de 2012

Último Episódio - As Aracatienses

Imagem: Ygo Maia


Se o Aracati é a Terra dos Bons Ventos, os ventos que sopram em Canoa Quebrada são melhores ainda. Não é à toa que turistas do mundo inteiro se encantam com essa praia. Um verdadeiro paraíso! E é desse paraíso que vem a musa de hoje: Nazaré. Ela é “A princesa de Canoa Quebrada”.

Todo ano acontece uma festa onde se escolhe a Rainha do Carnaval de Aracati. Além da beleza, os jurados avaliam o samba no pé das candidatas. Nazaré já se candidatou três vezes e sempre ficou com o cargo de Princesa, o 2º lugar. Mais uma festa se aproximava, e ela, toda empolgada, contava para sua amiga Dinorá o que faria para vencer dessa vez:
— Dinorá, eu tenho que ganhar esse ano. Não é possível que pela quarta vez seguida eu seja princesa. Nasci pra ser rainha.
— Eu concordo. Tu não tem sorte mesmo. Sempre aparece uma moça bem mais bonita que dança melhor e toma de você o cargo que há tantos anos você luta pra conquistar. E no final tu sempre acaba frustrada, chorando, totalmente arrasada e...
— Ei, ei, ei... Eu já entendi. Pode parar por aí... Mas esse ano vai ser diferente. Eu já percebi nos ensaios que tem uma menina que se destaca. Vou dar um jeito de sabotar o salto dela pra ela cair no palco.
— Tu seria capaz de uma coisa dessas? Isso é desonesto.
— Eu fui honesta a vida toda e só me lasquei. Cansei desse troço. Quero acabar com essa fuleragem de sempre ser princesa.
— Sei não viu. Acho que isso não vai dar certo. Tu acha que ela vai emprestar o salto dela pra tu danificar?
— Que mané emprestar, Dinorá? Deixe de ser quadrúpede. Que diabo é que tu tem no lugar do cérebro? É bosta enlatada? Eu vou pegar o salto dela sem ela perceber, entendeu?
— Ah, sim. Agora eu entendi.

No dia do desfile, Nazaré fez o que tinha planejado. A sua maior concorrente acabou caindo no palco, mas soube contornar a situação e levantou-se dignamente, levando a plateia ao delírio. Os jurados viram o imprevisto com bons olhos e deram o título de Rainha do Carnaval a ela.
Nazaré não só perdeu o tão sonhado título de Rainha, como não conseguiu repetir os resultados anteriores. Teve que se contentar com o 3º lugar. Uma simples plebeia.

E fica a dica: nunca desista dos seus sonhos, mas seja honesto acima de tudo.

E é assim que a série “As Aracatienses” chega ao FIM!

3 comentários:

  1. Ygor...seu texto nos ensina que devemos agir com
    honestidade em qualquer situação, chega de falcatrua, chega de mentira...nosso pais está no que está por atitudes erradas de muitos (politicos) principalmente... Ygo meu amigo
    obrigado por sua atenção, seu apreço... que você seja muito feliz em seus estudos, forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ygo.
    Sempre com ótimos textos,parabéns.
    Post divulgado no Teia.
    Até mais

    ResponderExcluir
  3. gostei muito das aracatienses...ri de mais...pena que chegou ao fim!! :(

    ResponderExcluir

AGORA QUE VOCÊ JÁ MERGULHOU NA LEITURA, DEIXE O SEU COMENTÁRIO. ELE É MUITO IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO DO BLOG. OBRIGADO!!!

Obs.: comentários ofensivos serão deletados.