quinta-feira, 28 de junho de 2012

Top 7 - Cenas inesquecíveis

Eu poderia ter feito uma lista com 3, 5 ou até 10 itens, mas como dizem que o 7 é um número especial, lá vamos nós. Selecionei 7 cenas que mais marcaram (na minha humilde opinião). Podem ficar à vontade para comentar e sugerir outras cenas inesquecíveis que ficaram de fora desta lista.



7º Lugar – “O Exorcista” (1973)


Apontado por muitos como o melhor filme de terror de todos os tempos, “O Exorcista”, dirigido por William Friedkin é repleto de cenas que poderiam entrar nesta lista, como por exemplo, a cena onde Regan McNeil (Linda Blair) vomita no rosto do padre que tenta expulsar o demônio Pazuzu de dentro dela.

A cena sem dúvida é marcante, mas resolvi dar o 7º lugar para outra cena: quando Regan gira o pescoço em 360º (foto acima). No geral, a cena não é das mais bem executadas. Porém, temos que dar um desconto, já que na época em que o filme foi gravado ainda não existiam os recursos que temos atualmente. Mesmo assim, sem tanta tecnologia, a cena conseguiu ser assustadoramente inesquecível.

6º Lugar – “Os caçadores da arca perdida” (1981)


Cenas de perseguição são muito comuns nos filmes. Mas as perseguições geralmente acontecem com carros, motos, bicicletas... Já no filme “Os caçadores da arca perdida”, de Steven Spielberg, aconteceu algo tão marcante e inovador que é por isso que a cena está aqui no 6º lugar da lista.

A cena em que Indiana Jones (Harrison Ford) corre de uma bola gigante que vinha na sua direção é uma das melhores (e mais esquisitas) cenas de perseguição (?) do cinema. Você já se imaginou numa situação como essa? Meus amigos... Só Indiana Jones mesmo.

5º Lugar – “Psicose” (1960)


Não é por que sou fã de filmes de terror e suspense que escolhi mais um filme do gênero para compor este top 7. A verdade é que a “cena do chuveiro” do filme “Psicose”, dirigido por Alfred Hitchcock, é um clássico. Hitchcock acertou em cheio e a cena merece o 5º lugar da lista.

Na cena, Marion Crane (Janet Leigh) toma um delicioso banho quando é brutalmente esfaqueada. É possível ver que a faca sequer encosta no corpo dela, mas o impacto da cena ficou por conta dos gritos de desespero e da trilha sonora fantástica. 

Naquela época já existiam filmes em cores, mas Hitchcock preferiu usar o P&B (preto e branco) para amenizar o choque que o sangue desta cena (na verdade era calda de chocolate) poderia causar no público. E adiantou? Claro que não. Hitchcock recebeu uma carta onde um pai relatava que a sua filha, após ver o filme, recusava-se a entrar no chuveiro. É ou não é inesquecível?

4º Lugar – “Titanic” (1997)


O 4º lugar vai para esta cena do filme “Titanic”, que contou com a direção de James Cameron e estrelando Leonardo DiCaprio como Jack Dawson e Kate Winslet como Rose DeWitt Bukater. A cena embalou muitos casais apaixonados.

O instrumental da música “My Heart Will Go On” (Céline Dion), contribuiu bastante para o bom desenvolvimento da cena. “I’m flying, Jack!” ou “Eu estou voando, Jack!”, foi o que Rose disse para o seu amado naquele momento. Sem dúvida, uma das cenas mais românticas do cinema. 

3º Lugar – “O pecado mora ao lado” (1955)


Talvez muitos de vocês nunca tenham assistido ao filme “O pecado mora ao lado”, dirigido por Billy Wilder e estrelado por Norma Jeane Mortensen, ou simplesmente Marilyn Monroe.

Contudo, é praticamente impossível nunca ter visto ou ouvido falar desta cena onde a personagem de Monroe se deleita com o jato do respiradouro do metrô na calçada. A cena merece a medalha de bronze deste top. E só para acrescentar, esse vestido foi leiloado em 2011 por mais de 4 milhões de dólares.

2º Lugar – “O sexto sentido” (1999)


A medalha de prata vai para esta cena do filme de horror psicológico “O sexto sentido”, dirigido por M. Night Shyamalan. Na cena em questão, Cole Sear (Haley Joel Osment) faz uma revelação arrepiante para o psicólogo infantil Malcolm Crowe (Bruce Willis): “I see dead people”, no bom português: “Eu vejo gente morta”. Essas quatro palavras marcaram a história do cinema mundial.

Haley Joel Osment deu um show de interpretação: a voz sussurrante e a expressão apavorada com os olhos cheios de lágrimas deram o tom perfeito à cena. Isso sem falar na trilha sonora de suspense quando ele olha para os lados e a câmera vai se aproximando dele até o momento da revelação.

A cena é tão inesquecível que quando eu assisti ao filme “A corrente do bem” (2000), drama que o mesmo ator estrelou um ano depois de “O sexto sentido”, eu fiquei com a sensação de que a qualquer momento ele poderia encarnar o Cole e dizer: “I see dead people”.

1º Lugar – “Laços de Família” (2000/2001)


Engana-se quem pensa que só os estrangeiros sabem fazer bonito quando o assunto é criar cenas inesquecíveis. Esta cena da Camila Lacerda (Carolina Dieckmann) raspando a cabeça na novela “Laços de Família” (Manoel Carlos), ao som de “Love By Grace” (Lara Fabian) merece o topo desta lista. Depois de seis cenas inesquecíveis que vieram das telonas, a medalha de ouro vai para esta cena vinda da telinha.

Vale ressaltar que quando a novela estava em exibição, o Ministério da Justiça tentou tirá-la do ar por considerar o tema (leucemia) muito pesado para ser tratado em horário nobre. Mas, para nossa alegria, isso não deu em nada e o folhetim permaneceu no ar.

Num certo momento da cena, podemos perceber que as lágrimas deixaram de ser da personagem Camila e passaram a ser da atriz Carolina Dieckmann. Primeiro lugar merecido. Esta cena realmente marcou bastante. Inesquecível!

4 comentários:

  1. A cena do Exorcista foi demais né !rsr
    Post divulgado no Teia.
    Até mais

    ResponderExcluir
  2. Isso me faz pensar o quanto eu perco por, simplesmente, não assistir televisão e não me importar com filmes. Nossa, acredita que nem Titanic eu assisti? Hahaha. Isso que dá passar horas lendo e assistindo anime ;P

    Mas gostei do post. Parabéns. ^^

    ResponderExcluir
  3. Ygo, parabéns! você me fez lembrar de grandes filmes... são cenas marcantes...no caso do Exorcita não havia os recursos que hoje há
    Ygo... continue amigo... estou atento!!! forte abraço!

    ResponderExcluir
  4. Adorei, achei a lista mais do que justa!

    Laços de família Marcou a teledramaturgia brasileira!

    ResponderExcluir

AGORA QUE VOCÊ JÁ MERGULHOU NA LEITURA, DEIXE O SEU COMENTÁRIO. ELE É MUITO IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO DO BLOG. OBRIGADO!!!

Obs.: comentários ofensivos serão deletados.