domingo, 27 de outubro de 2013

Entrevista com Nanda Meireles

Hoje eu venho mostrar uma entrevista com a carioca Nanda Meireles. Coincidentemente, ela e a Joicy Santos, última entrevistada do blog, deram a mesma resposta no item "Um livro...". Ambas responderam "A marca de uma lágrima", de Pedro Bandeira. Já fiz a resenha desse livro e vocês podem conferir clicando aqui


Nome completo – Fernanda Fernandes de Meireles

Data de nascimento – 21/07/1984

Naturalidade – Nilópolis (RJ)

Grau de formação – Superior (cursando)


Profissão – Professora





Mergulhando Na Leitura: Nanda, eu li no seu blog que você também é conhecida como Sophia A. White. De onde vem esse nome?
Nanda Meireles: Olá, Ygo. Depois de escrever Um Sonho a Mais 1 e 2, me perguntei se seria capaz de escrever um desses romances contemporâneos “americanizados” que tanto já li. Fui brincando com uma trama desse gênero e consegui levá-la até o fim. Na hora de publicar, optei por um pseudônimo para que meus leitores não se confundam. Como Nanda Meireles, publico romances sem censura, ambientados totalmente no cenário nacional e voltado para um público jovem. Como Sophia (um nome que sempre gostei), publico romances levemente sensuais e ambientados em cidades fictícias no exterior.

MNL: Como foi que surgiu a sua paixão pelos livros?
NM: Ela surgiu durante a adolescência, quando passei a frequentar diariamente a biblioteca do CIEP em que estudei todo o meu ensino fundamental II e ensino médio.

MNL: O seu livro “Um Sonho a Mais” conta a história de Fabiana, uma jovem de 17 anos que foi abandonada pelo pai e que foi criada pela mãe costureira. Como foi o processo de criação dessa história?
NM: Foi intenso (risos). Quase um surto. Assim que comecei, em poucas semanas, tudo estava escrito. Esse fator, o de ser minha primeira tentativa de escrita e o de estar há anos afastada do hábito da leitura, transformaram Um Sonho a Mais em um projeto especial, particularmente, mas também o fez incompleto. Fico sempre felicíssima quando recebo o retorno positivo dos leitores e isso me move a continuar, aperfeiçoando-me para um dia, talvez, se isso existir, dar a esses leitores uma história perfeita.

"Em poucas semanas, 
tudo estava escrito", diz Nanda

MNL: Mesmo com tantas dificuldades, Fabiana tem um sonho. Que sonho é esse?
NM: Isso é o que ela está tentando descobrir. Conforme Fabiana vai se tornando uma jovem bem criada e amável, todos seus projetos se delineiam com o propósito de agradar sua mãe. Entretanto, a vida lhe apresenta inesperados fatores que a ensinam o que é de verdade a vida.

MNL: Em “Pra Vida Toda”, continuação de “Um Sonho a Mais”, Fabiana já está na faculdade. O que mais mudou na vida dela?
NM: Em Pra Vida Toda mais uma vez o destino apresenta algo à Fabiana que ela jamais imaginou encontrar. E isso coloca em questão se os sacrifícios que fez valeram a pena. Ela conta com uma boa dose de contratempos e desilusões que a amadurecem enquanto caminha em busca do seu final feliz.

MNL: Em 2012, você publicou um novo romance juvenil chamado “Aqueça Meu Coração”, pela Editora MODO. Qual a trama central do livro?
NM: Aqueça traz a história de Raquel, uma adolescente pobre da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro que, por causa de uma promoção relâmpago do pai, se vê induzida a mudar para Porto Alegre. Além de ter de enfrentar a mudança de cenário e de classe social, Raquel fica cada vez mais desconfiada das circunstâncias que a levaram até o Sul do País. Entre novos amigos, paixões e incertezas, Aqueça inicia uma série de livros que tratarão das intensas reações dos jovens às mudanças, à tragédia e aos próprios erros.

Nova capa de "Aqueça Meu Coração"

MNL: O que as personagens Fabiana e Raquel têm em comum?
NM: Reconheço que há muitas similaridades entre as duas, mas a maior talvez seja o fato de ambas terem crescido em meio a privações financeiras e a famílias fragilizadas. Entretanto, ambas também tiveram como pilar alguma figura familiar em que se apoiar incondicionalmente.

MNL: Eu vi também no seu blog que você é mãe de gêmeas. Você costuma incentivá-las a ler?
NM: Sim, claro. E uma delas está demostrando uma “familiar” mania de inventar histórias (risos). Já a peguei, distraída, rabiscando em um caderno algum tipo de fantasia com princesas e bailes. É Fantástico.

MNL: Atualmente, você está escrevendo algum livro?
NM: Eu tenho muitos projetos parados. Alguns precisando apenas de uma revisão mais acentuada para mudar poucos pontos. Mas há um projeto que pretendo terminar e lançar até ano que vem. Ainda sem nome, ele será o segundo da série Essas Coisas Acontecem. A personagem principal é Carina, melhor amiga de Raquel em Aqueça Meu Coração.

MNL: Obrigado pela entrevista. Agora, eu gostaria que você deixasse uma mensagem a todos que acompanham o “Mergulhando Na Leitura”.
NM: Eu que agradeço, Ygo. Foi um prazer. A todos os leitores do Blog, que dedicaram seu tempo para me conhecer um pouco melhor, deixo o meu “muitíssimo obrigado”. Espero que possam sempre dedicar sua atenção a algum novo autor nacional. Estamos tentando trazer diversidade e qualidade a vocês esperando que, com o tempo, as Editoras mais tradicionais possam acreditar em nós como vocês. Forte abraço.

Mergulho Rápido:

MNL: Uma palavra...
NM: Paz!
MNL: Internet...
NM: Comunicação!
MNL: Um sonho a mais...
NM: Começo!
MNL: Uma comida...
NM: Macarrão!
MNL: Um livro...
NM: “A marca de uma lágrima”, de Pedro Bandeira!
MNL: Alguém especial...
NM: Deus!
MNL: Um lugar...
NM: Praia!
MNL: Deus...
NM: Perfeito!

8 comentários:

  1. Hum...gostei bastante da entrevista. Assim como ela eu também comecei a me apaixonar por livros durante a adolescência!^^ Vou procurar mais sobre as obras da autora.
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo também foi assim, Paloma.
      Volte sempre! Beijos!

      Excluir
  2. Ygo, meu amigo parabéns! você tem dado espaço para os nossos autores, eles precisam e a nossa literatura também, forte abraço! sucesso em seus estudos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Aguiar. Você é sempre muito atencioso. Um forte abraço também.

      Excluir
  3. Gostei da Entrevista meu amigo, vou ver o blog dela!

    http://www.blogdojoseagenor.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, José Agenor. Acredito que também irá gostar do blog da Nanda. É muito bom.
      Abraço!!!

      Excluir
  4. Gostei bastante da entrevista. Já tinha visto a capa desses livro na rede, mas nunca me interessei em saber do que se tratavam. Agora vou correndo lá no site da autora ler um pouco mais sobre eles!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado, Denise. Seja bem-vinda ao blog.
      Leia mesmo, não irá se arrepender.
      Beijos!
      Volte sempre!

      Excluir

AGORA QUE VOCÊ JÁ MERGULHOU NA LEITURA, DEIXE O SEU COMENTÁRIO. ELE É MUITO IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO DO BLOG. OBRIGADO!!!

Obs.: comentários ofensivos serão deletados.