domingo, 11 de maio de 2014

#Resenha: "O Mistério dos Sete Relógios"


Título: O Mistério dos Sete Relógios

Autor(a): Agatha Christie

Ano de lançamento: 1929

Editora: Círculo do Livro

Nº de páginas: 224



# A história

Sete relógios. Um assassinato. Uma sociedade secreta.

Lorde Caterham alugou a mansão de Chimneys para o Sir Oswald Coote e sua esposa, Lady Coote. Um grupo de jovens também se hospedou na casa. Entre eles, Gerry Wade, que tinha dificuldades para acordar cedo – fato que incomodava muito os demais hóspedes. Certo dia, eles resolveram pregar uma peça em Gerry. Saíram e compraram oito relógios. A ideia era colocá-los no quarto do dorminhoco e marcar para que despertassem um de cada vez, a partir das 6h30.

O que deveria ser uma brincadeira acabou em tragédia. No dia seguinte, ao meio-dia, eles estranharam que Gerry ainda não tivesse descido. Os relógios cumpriram seu papel, despertaram como haviam programado, mas o colega deles não se manifestou. Algum tempo depois, resolveram subir para ver o que tinha dado errado. Ao lado da cama de Gerry, havia um copo e um frasco de remédio para dormir. Mas ele não estava dormindo, estava morto.

Notaram também algo curioso: um dos relógios havia desaparecido e os outros sete foram enfileirados na lareira. A jovem Bundle, filha de Lorde Caterham, toma a frente das investigações. Na estrada, ela se desespera ao pensar que atropelou um homem. Agonizando em seus braços, as últimas palavras dele são “Seven Dials”. Com essa informação, Bundle descobre uma sociedade secreta e percebe que está diante de algo bem mais complexo do que poderia imaginar.

# Opinião

Não é segredo para ninguém que eu sou fã de Agatha Christie. Em O Mistério dos Sete Relógios, ela me surpreendeu (embora esta declaração soe clichê quando se trata da Rainha do Crime), mas não necessariamente por conta da história em si, nem da forma como a mesma fora desenvolvida. O diferencial da obra é o seu aspecto juvenil, contrastando com outros livros que li da autora, em que os personagens – inclusive as vítimas – geralmente eram mais velhos.

No início do livro, senti uma inquietação. Acostumado com o estilo convencional da autora, a mudança me fez desconfiar da qualidade da história que eu tinha em mãos. Ainda bem que essa sensação passou rápido. Isso serviu para mostrar o quão versátil Agatha Christie pode ser. O suspense e a teia de enigmas estiveram sempre ali, mas postos de forma diferente.

Desta vez, também não contamos com a presença do querido detetive belga, Hercule Poirot, nem da simpática Miss Marple. Os investigadores da trama são jovens em busca de justiça. Gostei muito da personagem Bundle, uma moça inteligente e corajosa. Eu me identifiquei ainda mais por ela não ser uma detetive profissional. Algumas vezes ela foi ingênua, levantou hipóteses precipitadas, mas isso foi interessante porque não me fez sentir em desvantagem nas investigações.

Fiz novamente a lista de suspeitos para organizar minhas ideias. Isso é comum quando leio um livro de Agatha Christie. Eu não acertei totalmente o desfecho da trama, apenas alguns detalhes. Mas o saldo foi positivo, pois nunca havia chegado tão perto de descobrir a identidade do criminoso em uma obra da autora. Talvez o número 7, presente no título e repetido tantas vezes no decorrer do livro, tenha me dado um pouco de sorte. Não descarto nenhuma possibilidade.

3 comentários:

  1. Olá, estamos começando, pode nos ajudar dando uma olhada em nosso blog? Obrigada pela atenção. bjssss
    http://gemeastavares.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Aii eu fiquei empolgada com a dica mesmo ela tendo mudado um pouquinho a forma de escrever nesse livro. Eu amooo essa mulher, ela é simplesmente genial. Sem palavras para descrever a escrita de Agatha.
    Bloody Kisses
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro a escrita dela. Não foi o melhor livro que li da autora, mas gostei bastante.
      Beijos! Volte sempre.

      Excluir

AGORA QUE VOCÊ JÁ MERGULHOU NA LEITURA, DEIXE O SEU COMENTÁRIO. ELE É MUITO IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO DO BLOG. OBRIGADO!!!

Obs.: comentários ofensivos serão deletados.