segunda-feira, 24 de outubro de 2016

A magia dos sorrisos e risadas - Parte I

Olá, mergulhadores!

No post de hoje, falarei sobre a magia dos sorrisos e risadas, que está presente no terceiro capítulo do livro Desvendando os segredos da linguagem corporal, de Allan & Barbara Pease. Destaquei os tópicos que considerei mais interessantes. Acompanhem!

Título: Desvendando os segredos da linguagem corporal

Autor(es): Allan & Barbara Pease

Ano de lançamento: 2005

Editora: Sextante

Nº de páginas: 272 / Capítulo 3: 54-69



O sorriso fala e causa uma boa impressão


Os primeiros estudos científicos sobre o sorriso foram do cientista francês Guillaume Douchenne de Boulougne, no início do século XIX. Ele descobriu que os sorrisos são controlados pelos seguintes músculos:

Zigomáticos maiores: puxam a boca para os lados, expondo os dentes e alargando as bochechas.

Orbiculares ópticos: estreitam os olhos e produzem os “pés-de-galinha”.

Um sorriso natural produz rugas características ao redor dos olhos – as pessoas pouco sinceras sorriem apenas com a boca.

A boca caída permanentemente


O oposto de repuxar os cantos da boca para mostrar felicidade é abaixá-los, resultando na expressão chamada “boca caída”. Comum em pessoas infelizes, desanimadas, zangadas ou tensas. Desperta reações negativas. A boca caída pode se tornar uma expressão facial permanente. A intuição nos diz para ficar longe das pessoas que têm essa expressão.

Praticando o sorriso falso

Pesquisas mostram que as pessoas que mentem mais, sorriem menos do que o normal. Sorrisos falsos costumam ser mais pronunciados de um lado do rosto do que do outro, já que ambos os lados do cérebro tentam fazê-los parecer genuínos.

A metade do córtex cerebral especializada em expressões faciais fica no hemisfério direito e envia a maior parte dos seus sinais para o lado esquerdo do corpo. Como resultado, as emoções faciais falsas ficam mais pronunciadas do lado esquerdo do rosto. No sorriso real, ambos os hemisférios do cérebro instruem os dois lados do rosto a atuar em simetria.


O riso é o melhor remédio

O riso atrai amigos, melhora a saúde e estende a vida. Quando rimos, todos os órgãos do nosso corpo são afetados de forma positiva. A respiração se acelera, exercitando o diafragma, o pescoço, o estômago, o rosto e os ombros.

O riso aumenta a quantidade de oxigênio no sangue, o que não só ajuda os processos de cura como melhora a circulação e expande os vasos sanguíneos próximos à superfície da pele. Ele tem também o poder de diminuir os batimentos cardíacos, dilatar as artérias, estimular o apetite e queimar calorias.

Quanto mais velhos, mais sérios nos tornamos a respeito da vida. Um adulto ri, em média, 15 vezes por dia; uma criança em idade pré-escolar, 400 vezes.

O sorriso é contagiante


Sorrir para uma pessoa provoca uma reação recíproca e igual, mesmo quando ambos os sorrisos são falsos. O inconsciente exerce controle direto sobre os músculos faciais.

O sorriso influencia diretamente as atitudes das pessoas em torno de nós e a forma como elas reagem à nossa presença. Decodificar sorrisos é como uma espécie de módulo de sobrevivência. Nossos ancestrais precisavam ser capazes de reconhecer se um estranho que se aproximava era amistoso ou agressivo.

6 comentários:

  1. Gostei da resenha Ygo. Confesso que o livro não faz muito o meu gênero, mas sorrir é bom demais, não é mesmo? Torna a vida mais bela e alegre. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa.
      É verdade. A vida ganha novas cores quando sorrimos. Abraço!

      Excluir
  2. Oi Ygo!
    Nunca pensei em ler esse livro, mas adorei os pontos que você ressaltou e fiquei com vontade de ler.
    Eu tenho sorte de trabalhar em um lugar bem descontraído, com gente legal, e acabo dando muita risada durante o dia. A gente até brinca que o trabalho é chato mas pelo menos a gente se diverte!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sora.
      É desse jeito mesmo. Um ambiente de trabalho agradável faz a diferença na vida da gente.
      Beijos!

      Excluir
  3. Muito interessante!!! Realmente o sorriso é algo contagiante e as pessoas se sentem melhores por estarem ao lado de bons sorrisos. kkkk Ai ai... comédia.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paloma.
      Ficar rodeado de gente sorridente é como uma terapia. :D
      Beijos!

      Excluir

AGORA QUE VOCÊ JÁ MERGULHOU NA LEITURA, DEIXE O SEU COMENTÁRIO. ELE É MUITO IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO DO BLOG. OBRIGADO!!!

Obs.: comentários ofensivos serão deletados.