Título: Natural Bodybuilding – o guia completo de treino
Autor: Caio Bottura
Editora: Caio Bottura
Ano: 2016
Nº de páginas: 150
“Quando eu comecei a treinar, eu era muito ingênuo, muito inocente. Eu acreditava que eu iria conseguir atingir o corpo que os meus ídolos tinham apenas com dedicação e disciplina. E foi isso que eu fiz ou, pelo menos, me dediquei a fazer.” (pág. 7).
Quem me acompanha aqui no blog sabe que sou apaixonado por musculação. Esse é um dos meus hobbies além da leitura. O e-book do Caio Bottura estava na minha fila de mergulhos há bastante tempo. Finalmente, parei de adiar e resolvi entrar de cabeça. Não me arrependi.
Caio Bottura tem 28 anos, é atleta profissional de fisiculturismo, empreendedor digital e um dos maiores influencers do mundo fitness. Ele se mudou em 2013 para os Estados Unidos, onde se formou em Strength and Conditioning e Personal Training pela Universidade de Findlay, em Ohio. Atualmente, vive no país com a sua esposa americana Holly.
Bottura também é um dos integrantes do projeto Universidade Maromba, um curso completo voltado para profissionais de saúde, praticantes de musculação, estudantes de Educação Física e entusiastas do bodybuilding. Entre os professores, há nomes de peso como Coach Rubens, Fernando Sardinha, Fabrício Pacholok, Rafael Brandão e Leandro Twin.
Caio com a esposa Holly, que também aparece em seus vídeos (arquivo pessoal do autor) |
“O melhor treino não existe; o que existe é o melhor treino para você naquele determinado momento. Ou seja, depende de vários fatores, como objetivo, idade, tempo de treino, disposição genética, nível de atividade e muitos outros.” (pág. 10)
De um jeito que qualquer pessoa leiga consegue assimilar, Caio explica como montar um bom treino para as suas necessidades a partir da combinação de três variáveis: volume, intensidade e frequência. Com base em estudos científicos e na própria experiência, ele mostra que é possível atingir excelentes resultados ao treinar de forma inteligente, dominando primeiro o básico.
Falando em dominar o básico, um dos capítulos que eu mais curti foi o intitulado “The Big 3”. A expressão se refere aos exercícios compostos do powerlifting (agachamento, supino e levantamento terra), que são indispensáveis em uma rotina de treino de quem realmente busca evolução.
Caio em sua primeira competição como atleta natural, em 2014 (arquivo pessoal do autor) |
O livro também aborda o conceito de “treino até a falha”, o tempo de descanso ideal, a importância do sono para potencializar os ganhos obtidos na academia, o limite natural de cada pessoa, como é competir abrindo mão de esteroides anabolizantes, entre outras questões do bodybuilding.
Sobre a experiência de Bottura nos palcos, uma das coisas que mais me chamou a atenção foi a sinceridade dele ao falar das dificuldades enfrentadas até as competições. É algo que ele não recomenda, pois os atletas sacrificam a própria saúde para exibirem o melhor shape possível.
“Cheguei a um ponto em que mal tinha amigos: acordava, ia para as aulas, comia o meu frango seco, ia para a academia, e depois ia dormir. É um estilo de vida que não vale a pena, e você se arrependerá no futuro de ter perdido esses anos da sua vida.” (pág. 138).
Anos depois da publicação do livro, Bottura passou a competir hormonizado. Como vocês podem ver na imagem abaixo, a diferença é espantosa. Os comentários do canal dele no YouTube eram cheios de críticas dos seguidores, dizendo que ele omitia o uso de anabolizantes. Em resposta, o atleta afirmava que todo mundo saberia quando ele começasse a usar. E, realmente, isso ficou claro.
Caio mostrou a transição de natural para hormonizado em seu canal |
E aí, gostaram? Curtam a página do Mergulhando na Leitura no Facebook para ficarem por dentro de todas as novidades!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AGORA QUE VOCÊ JÁ MERGULHOU NA LEITURA, DEIXE O SEU COMENTÁRIO. ELE É MUITO IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO DO BLOG. OBRIGADO!!!
Obs.: comentários ofensivos serão deletados.