quinta-feira, 23 de agosto de 2012

#Resenha: "Cicatrizes de um segredo"


Título: Cicatrizes de um segredo

Autor: Marcio Scheibler

Ano de lançamento: 2009

Editora: ZUM

Nº de páginas: 162




# A história

Tudo começa na Cidade do México no ano de 1926, quando o aventureiro Adalberto Valença decide procurar joias e moedas de ouro que teriam sido enterradas em uma caverna. Para isso, ele conta com a ajuda de três mexicanos, que em troca queriam uma parte do que fosse encontrado. Porém, a ambição de Adalberto falou mais alto e ele voltou para o Brasil sem dar nada aos três homens.

Acontece uma passagem de tempo e a história chega ao ano de 1993, em Novo Jardim. A partir daí, começamos a acompanhar a história de amizade entre Ricardo Valença (bisneto de Adalberto) e Martim. Além disso, o autor já nos apresenta o detetive da história, Otávio Medeiros, que até então era só um estudante do quinto semestre do curso de Direito e que morava no mesmo bairro de Ricardo e Martim.

Separei esse trecho para vocês:

“Alguém se aproximou e disse:
-Estava bom o cachorro-quente?
-Como sabe que comemos cachorro-quente? –perguntou Martim.
-Esse grão de milho no seu prato só pode ser do famoso cachorro-quente da lancheria da universidade. É o único lanche que contém milho nesse lugar.
-Mas você repara em cada detalhe. Será um bom detetive, se quiser. –comentou Ricardo.”

No trecho acima, o que me chamou muita atenção foi o uso da palavra lancheria. No lugar onde eu moro, conhecemos pelo nome de cantina. Agora vamos voltar para a história...

No ano de 2006, as joias da família já estavam sob o domínio de Ricardo. Ele decide guardá-las numa sala secreta em baixo do auditório da universidade onde estudou. Apenas ele e seu amigo Martim (agora reitor) sabiam da existência dessa sala. Isso era o que eles imaginavam.

As joias são roubadas misteriosamente e Ricardo logo desconfia de Martim. É aí que o detetive Otávio Medeiros entra em ação para investigar o caso. No começo tudo parecia ser um simples roubo, mas o bandido (que não sabia que um detetive fora acionado) começa a desafiar a todos quando volta inúmeras vezes ao local onde as joias estavam guardadas, para deixar pistas em lugares estratégicos. Isso torna o crime muito mais envolvente e enigmático.

O detetive Otávio Medeiros agiu com cautela para descobrir o autor do roubo. Ele se passou por representante do Ministério da Educação e com o uso de muito raciocínio lógico, ele ligou todos os pontos para chegar ao culpado. Não posso revelar mais nada. Mergulhem na leitura para descobrirem o final dessa história. Vocês não vão se decepcionar.

# Opinião

Esse livro não é cansativo de se ler. Ele é uma ótima opção para quem quer se distrair na sala de espera do dentista, por exemplo. Mas no meu caso, eu prefiro ler em lugares com pouca gente, ou se possível, sozinho. Assim, eu posso degustar cada página com total calma.

“Cicatrizes de um segredo” é um romance policial bem curto, mas extremamente intrigante. A narrativa é ágil e objetiva. Scheibler construiu um enredo sem enrolações. Ele foi direto ao ponto. Isso dá mais ritmo à história e causa no leitor a vontade de ler logo a página seguinte para descobrir o que vai acontecer.

No entanto, essa agilidade também teve o seu lado negativo. O autor poderia ter explorado mais as características de cada personagem e enriquecido um pouco mais os diálogos. Alguns acontecimentos mereciam preencher um número maior de páginas.

O livro como um todo é muito bom. O escritor gaúcho teve muito mais acertos do que erros nesse seu romance de estreia. Scheibler começou com o pé direito e pode ter futuramente o seu nome entre os melhores autores de romances policiais do Brasil. Potencial para isso, ele tem.

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Outra coisa que não citei na resenha, é que este foi o primeiro livro do gênero onde não encontrei a palavra ÁLIBI, muito utilizada em romances policiais.
      Eu que agradeço pela visita, Marcio. Volte sempre!

      Excluir
  2. Olá.
    Postagem divulgada no Portal Teia.
    Até mais

    ResponderExcluir

AGORA QUE VOCÊ JÁ MERGULHOU NA LEITURA, DEIXE O SEU COMENTÁRIO. ELE É MUITO IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO DO BLOG. OBRIGADO!!!

Obs.: comentários ofensivos serão deletados.