segunda-feira, 4 de março de 2013

#Resenha: "O Natal de Poirot"



Título: O Natal de Poirot

Autor(a): Agatha Christie

Ano de lançamento: 2009*

Editora: Nova Fronteira

N° de páginas: 223
         


# A história

Agatha Christie presenteou os amantes de romances policiais com essa fascinante história. Como o próprio título expõe, o livro é protagonizado pelo detetive Hercule Poirot, um dos personagens mais marcantes da “Rainha do Crime”.

“O Natal de Poirot” conta a história da família Lee. Na véspera de Natal, a reunião familiar é interrompida quando um barulho sinistro de louças e móveis sendo destroçados é percebido por todos. No andar de cima, o patriarca tirânico Simeon Lee estava morto, com a garganta degolada, jazendo em meio a uma poça de sangue.

A reação imediata dos presentes foi subir as escadas para verificar o que havia acontecido. O mais intrigante é que a porta estava trancada por dentro e teve que ser arrombada. As janelas estavam travadas devido ao tempo que não eram abertas. Portanto, foi descartada a ideia de uma possível fuga do assassino. Além dessas evidências, a possibilidade de suicídio era nula, já que a arma do crime não estava no local.

Poirot, que estava no vilarejo para passar o Natal com um amigo, se ofereceu para ajudar no caso e percebeu que todos tinham seus motivos para odiar o Sr. Lee. Com sua incrível capacidade mental, utilizando apenas o raciocínio lógico, conseguiu descobrir a identidade do culpado e as razões para tamanha brutalidade.

# Opinião

Devo confessar que, durante a maior parte do livro, eu tive os meus palpites sobre a identidade do assassino. Mas quando se trata de uma obra de Agatha Christie, tentar adivinhar o final da história é um tanto inútil. Fiquei bastante surpreso ao chegar às últimas páginas, quando se revelou o mistério e vi que os meus palpites estavam todos errados. 

Apesar de ter sido publicado primeiramente no ano de 1939*, o livro tem uma linguagem de fácil entendimento e o enredo é bem atual. Vale destacar alguns pontos negativos, como a cor branca das folhas, o que dificultou a leitura (prefiro as folhas com tom amarelado). E a Editora Nova Fronteira pecou no quesito qualidade do material do livro. Em diversos momentos, senti dificuldade em manuseá-lo.

Posso afirmar que é um excelente romance policial. Na minha opinião, não deixou a desejar e se encontra no mesmo patamar de outros dois livros da autora que tive oportunidade de ler: “Morte na Praia” e “Encontro com a morte”.

4 comentários:

  1. Nunca li nenhuma obra da autora, mas sempre tive vontade... Amo romances policiais, e ainda não conheci alguém que falasse mal das obras da Agatha, haha. Até minha mae já me recomendou as obras da autora!
    Gostei bastante de sua resenha; como sempre, explicativa do modo certo e que nos instiga à leitura do livro. Parabéns!

    Abraço. ^.^'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Arine-san.
      Você é sempre muito carinhosa. Eu também não conheço ninguém que tenha falado mal de um livro da Agatha. Abraços!!

      Excluir
  2. Adorei a resenha. Minha mãe comprou o livro numa coleção, vieram três juntos e também O Natal de Poirot. Vou começar a ler hoje. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu tenho este box. Acho que você vai gostar. É um livro excelente.
      :)
      Passe por aqui novamente para contar o que achou...
      Beijos!

      Excluir

AGORA QUE VOCÊ JÁ MERGULHOU NA LEITURA, DEIXE O SEU COMENTÁRIO. ELE É MUITO IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO DO BLOG. OBRIGADO!!!

Obs.: comentários ofensivos serão deletados.