domingo, 29 de dezembro de 2013

Entrevista com Naiane Aline R. C.

Oi, mergulhadores! Hoje eu venho mostrar a vocês uma entrevista com a jovem Naiane Aline (Arine-san). Espero que gostem!

Nome completoNaiane Aline Ramos da Cruz
Data de nascimento - 27/03/1995  
Naturalidade - Salvador (BA) 
Grau de formação - Ensino superior (cursando)
Profissão - Estudante

Mergulhando Na Leitura: Olá, Naiane. Acho que esta é a primeira vez que a chamo pelo nome verdadeiro. No seu blog, você sempre assina como Arine-san. Por quê?
Naiane Aline: Olá, Ygo. Pois é, todos sempre ficam meio confusos com isso... A verdade é que sempre gostei mais do “Aline” de meu nome do que do “Naiane”, e aí juntou duas coisas: o meu amor por anime e minha necessidade de encontrar uma espécie de pseudônimo. Como no Japão a letra L não é pronunciada, decidi que meu nome seria só Arine. O “san” significa senhorita... Por fim, prazer, sou a Srtª Arine (risos).

MNL: Com quantos anos você começou a escrever?
NA: Eu escrevi alguns pequenos contos (nada mais que umas 20 páginas no Word) quando tinha 9 anos... Mas só passei a escrever histórias maiores com 13.

MNL: Em que lugar você se sente mais à vontade para escrever? Por quê?
NA: No meu quarto, e de preferência com tudo fechado. Eu não sei bem o porquê disso... Tudo que eu tenho que fazer, sei que faço melhor se eu estiver sozinha no meu quarto (risos).

MNL: Na sua opinião, o que não pode faltar em um livro para fisgar o leitor?
NA: Sou meio suspeita para falar, já que os livros que adoro geralmente não possuem muitos fãs (risos). Acho essencial que um livro tenha uma narrativa diferente, que transmita verdadeiramente algo. Claro que a história e os personagens são super importantes, mas uma narrativa bem construída e diferente pode tornar até histórias clichês em algo totalmente novo.

MNL: Você acredita que os brasileiros estão deixando de lado o preconceito com livros nacionais?
NA: Isso está evidente, principalmente quando vamos às livrarias e encontramos muito mais livros nacionais nas prateleiras. E não estou falando dos clássicos da literatura, mas dos novos autores. Eles estão tendo mais espaço e isso é reflexo da procura do próprio público.

MNL: Quais as dificuldades que você encontrou para publicar o seu livro?
NA: Primeiramente, financeira. Apesar de ter publicado em uma editora de renome regional, o valor da publicação saiu do meu bolso. Agora, acho que o problema maior é na divulgação, mas aos poucos tudo está se resolvendo.

MNL: Seu livro “O Poder Visor” é dirigido ao público infanto-juvenil. Você chegou a mencionar no seu blog que o livro tem cara de “Sessão da Tarde”. O que isso significa?
NA: Sabe aquele livro/filme sem grandes dramas que você adorava quando criança? Só a magia e aventuras contidas nele já eram suficientes, e O Poder Visor tem muito disso. É uma história leve, uma aventura sem compromissos. Justamente por isso que ele é ideal para o público infanto-juvenil.

"É uma história leve, uma aventura sem
compromissos", explica Naiane
 

MNL: Como foi o processo de criação de “O Poder Visor”? É verdade que algumas cenas foram baseadas em sonhos?
NA: Demorei cerca de 7 meses escrevendo e reescrevendo a história. Eu não trabalhei com esquemas ou coisas do tipo: eu sabia o que queria no início, meio e fim da história, e fui adaptando o resto. E, sim, é verdade que algumas cenas foram baseadas em sonhos... Sempre que eu ficava presa numa parte da história e ia dormir pensando intensamente naquilo, eu acabava sonhando com os personagens. Meus sonhos costumam ser bem doidos, então, se você vir uma cena meio maluca no livro, provavelmente ela saiu de um sonho meu (muitos risos).

MNL: Muito obrigado pela entrevista. Eu gostaria que você deixasse uma mensagem aos leitores que acompanham o “Mergulhando Na Leitura”.
NA: Eu que agradeço, principalmente por sua presença constante lá no Vício em Páginas! Adorei a entrevista e você já sabe que adoro seu blog (risos). Agradeço a atenção de quem leu a entrevista e dou apenas um conselho aos escritores de gaveta: tenham coragem e mostrem sua história para alguém. Mesmo com os possíveis sacrifícios feitos para a publicação de um livro, vale muito a pena!

Mergulho Rápido:

MNL: Uma palavra...
NA: Amor!
MNL: Um livro...
NA: “A Menina que Roubava Livros”, de Markus Zusak!
MNL: Uma comida...
NA: Comida baiana (muitos risos)!
MNL: Alguém especial...
NA: Meus pais!
MNL: Uma música...
NA: “Maurício”, de Legião Urbana!
MNL: Um anime...
NA: Clannad!
MNL: Bahia...
NA: Linda!
MNL: Deus...
NA: Fé!

6 comentários:

  1. Oi Ygo!
    Que legal a entrevista com a Arine-san! Não a conhecia nem o seu livro, mas desejo sucesso a esta nova autora!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sora. Que bom que gostou.
      Também desejo muito sucesso a ela.
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Ygo :)
    Muito boa as perguntas.
    Fico muito feliz pela autora gostar de animes (que eu também amo). Com certeza, passarei no blog dela para conhecer melhor o trabalho.
    E fico muito feliz por você ter feito essa entrevista, Ygo. Me possibilitou conhecer uma nova autora nacional. Abraços e sucesso ao blog. :)

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Bruno. Eu me sinto honrado por isso. Precisamos dar espaço para os novos talentos. Abraço!

      Volte sempre!!!

      Excluir
  3. Oie...
    Tudo bom?
    Parabéns pela entrevista... Gostei das perguntas.. bem elaboradas... :D

    Adorei seu blog... Já estou seguindo...
    Depois dá uma passadinha no meu cantinho para conhecer e se puder segui-lo ficarei muito grata...
    Beijos
    Relíquias da Lylu =D
    http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luciana. Obrigado pelo elogio. Vou lá no seu blog, com certeza. Beijos!!!
      Seja muito bem-vinda ao "Mergulhando Na Leitura".

      Excluir

AGORA QUE VOCÊ JÁ MERGULHOU NA LEITURA, DEIXE O SEU COMENTÁRIO. ELE É MUITO IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO DO BLOG. OBRIGADO!!!

Obs.: comentários ofensivos serão deletados.