domingo, 2 de março de 2014

Guardiões - Diários I: O Cordeiro e o Lobo

Título: Guardiões - Diários I: O Cordeiro e o Lobo
Série: Diários de Guardiões
Autor(a): Renata Nolasco
Ano de lançamento: 2012
Editora: Multifoco
Nº de páginas: 327


Sinopse: Os guardiões estão em guerra. Suas Famílias desbravam uma batalha que se estende por eras e cujo fim não se desenha no horizonte. A guerra um dia foi travada no mundo dos homens, mas há muito uma grande operação a trouxe para o anonimato. A Família Aere é lar dos guardiões do vento; eles sempre viveram em paz, até que um de seus próprios filhos, cegado pelo desejo de ser o homem profetizado a trazer o fim da guerra, se voltasse contra os que se opusessem ao seu reinado. Aere se opôs, tornando-se alvo de ataques violentos por parte deste guardião. Como consequência de um dos ataques a Família perdeu o seu Oráculo, e até que um novo surgisse guardiões foram perdidos para sempre. Aere ainda procura pelos filhos perdidos nesses anos sombrios. Daniel está prestes a descobrir algo tão surpreendente quanto à sua capacidade de explodir luminárias quando sente medo.



Crítica


“Ao abrir os olhos pôde vê-lo aproximando-se devagar, com uma arma na mão e expressão fechada na face. Tentou levantar e correr, mas um espasmo doloroso lhe invadia a cada pequeno movimento” (p. 16).

Gostei do livro logo no início. A narrativa é envolvente e os personagens são bem construídos. Porém, devo dizer que se trata de uma leitura densa e que, por isso, demorei mais que o habitual para concluir a leitura.
Dou nota 10 para a descrição de cenários. Um livro com muitos personagens, ambientado em um lugar "diferente", precisa ser rico em detalhes para o leitor não se sentir perdido. Neste quesito, a autora não decepcionou.
                                                   
“Todas as luzes piscaram, um murmúrio surpreso instalou-se nas mesas e os dois rapazes ao lado de Daniel se entreolhavam contendo o riso. A luz voltou lentamente em alguns pontos da sala, enquanto no lustre mais algumas lâmpadas explodiam [...]” (p. 53).

Quase na metade do livro, senti-me incomodado com a lentidão dos acontecimentos. Sempre que um capítulo ganhava um ritmo frenético, logo acabava. Eu sentia que ficava um vazio no ar. Não descarto a hipótese de que pode ter sido uma estratégia da autora para despertar no leitor a curiosidade pelos próximos livros da série.

“Algo familiar, que fazia uma voz na mente de Daniel lhe sussurrar incessantemente: confie nele. E ele confiaria” (p. 201).

No final, eu consegui manter um bom ritmo de leitura. A autora demonstrou habilidade ao inserir fatos para confundir o leitor. Questionei-me durante as últimas páginas: "Quem está falando a verdade agora?".
Como leitor apreciador de mistérios, o livro "Guardiões - Diários I: O Cordeiro e o Lobo" foi, para mim, um mergulho bastante agradável. Renata Nolasco começou com o pé direito. Deixo aqui a recomendação.

Confiram mais detalhes no link: http://www.diariosdeguardioes.com/

4 comentários:

  1. Oi Ygo!
    Não conhecia o livro, mas a história parece ser bem interessante!
    Só não curti essa capa...

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sora.
      Eu também não curto essa capa. Mas a leitura valeu a pena. Beijos!

      Excluir
  2. Tenho que dizer que achei a capa bem estranha,mas se o livro compensa não discutiremos essa parte. Achei interessante, mas não sei se leria devido essa lentidão nos acontecimentos, já que é algo que me irrita bastante.
    Bloody Kisses
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paloma, a leitura só veio deslanchar para mim a partir da página 200. Pode ser que funcione com você logo de cara, ou não. Acho que depende. Obrigado pela visita. Beijos!

      Excluir

AGORA QUE VOCÊ JÁ MERGULHOU NA LEITURA, DEIXE O SEU COMENTÁRIO. ELE É MUITO IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO DO BLOG. OBRIGADO!!!

Obs.: comentários ofensivos serão deletados.