quarta-feira, 30 de abril de 2014

#Resenha: "Um Mundo Brilhante"


Título: Um Mundo Brilhante

Autor(a): T. Greenwood

Ano de lançamento: 2012

Editora: Novo Conceito

Nº de páginas: 336



# A história

Ben Bailey é professor de História durante o dia e barman durante a noite. Era inverno e a primeira neve do ano cobria as ruas de Flagstaff. Naquele dia, Ben saiu para pegar o jornal e encontrou um jovem caído na frente da sua casa, manchando a neve com o seu sangue. Ele foi socorrido, mas não resistiu.

No hospital, Ben conhece Shadi, irmã da vítima, e é solidário com a moça. Ele também carrega consigo alguns traumas do passado, portanto, a dor da perda foi um fator determinante para a aproximação deles. Enquanto isso, a polícia põe um fim nas investigações, alegando tratar-se apenas de mais um caso de um jovem que bebeu além da conta e morreu em decorrência do frio.

Insatisfeito, Ben resolve investigar a fundo e descobre que foi um caso de assassinato. Com isso, aumenta o seu desejo de proteger Shadi, que também poderia estar correndo perigo, até chegar um dia em que ele se vê apaixonado por ela. Entretanto, sua noiva, Sara, revela que está grávida e faz planos para o futuro. E agora?

# Opinião

Definindo Um Mundo Brilhante em uma palavra: marasmo. O livro ficou muito aquém do esperado. Ben é um dos personagens mais indecisos e insuportáveis que eu já vi. O primeiro capítulo nos dá uma impressão enganosa. O leitor começa achando que a história vai se desenrolar em um ritmo alucinante depois do protagonista testemunhar um crime, mas não é bem isso que acontece. A maior parte da trama consiste em um “chove-não-molha” irritante.

Ben permanece em cima do muro durante boa parte do livro. Ele vive um casamento frustrado com Sara – aliás, outra personagem difícil de engolir –, depois se apaixona por Shadi. Neste momento, pensei que o tradicional triângulo amoroso daria uma movimentada na história, mas me decepcionei novamente. Ben e Sara parecem irmãos, não noivos. Quando ele começou a se relacionar com Shadi, também não senti a química entre os personagens, pois a narrativa e os diálogos não me convenceram.

Para não dizer que nada no livro me agradou, eu gostei da capa e da forma como a história foi dividida: Mundo Vermelho; Mundo Azul; Mundo Amarelo; Mundo Preto e Branco e O Mundo Brilhante. Isso foi criativo e funcionou como metáforas para cada momento emocional do protagonista. No mais, achei o livro bem fraco e não o recomendo. 

6 comentários:

  1. Esse livro tem cara de que acaba deixando um pouco a parte do mistério do assassinato de lado pra se concentrar em mimimi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mareska.

      É exatamente isso. O assassinato fica de lado. Acho que esse fato deveria ter sido mais explorado, pois é o que mais impacta no primeiro capítulo.

      Beijos! Volte sempre!

      Excluir
  2. Oi Ygo,
    Eu já quase comprei esse livro várias vezes, mas sempre fico com um pé atrás.
    Quase todas as resenhas que eu li dizem a mesma coisa que você, que o livro é chato e sem foco no que importa. Esse tipo de narrativa me cansa e eu não vou comprar um livro pra largar, né? Ótima resenha, bem sincera e isso é o que importa nesse nosso ramo. Sinceridade!


    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mariana.

      Pois é, o livro me decepcionou. Confesso que eu quase abandonei a leitura. Obrigado pelos elogios. Volte sempre. Beijos!

      Excluir
  3. Eu amei este livro. é uma história linda e a autora também escreveu dois Rios também pela Novo Conceito que amei. Sobre o livro que citou da Kristin Hannah Jardim de Inverno, olha, te recomendo totalmente porque é belíssimo e eu chorei muito.

    Pena que você não gostou deste livro. Talvez eu goste mais de drama e por isto tenha gostado tanto desta leitura. Porque ele trata das questões sociais né?

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Greice.
      Eu não curti a leitura. Achei cansativa.
      Já vi algumas resenhas de "Dois Rios", da mesma autora, e pretendo dar essa chance a ela.
      Volte mais vezes.
      Bem-vinda!
      Beijos!

      Excluir

AGORA QUE VOCÊ JÁ MERGULHOU NA LEITURA, DEIXE O SEU COMENTÁRIO. ELE É MUITO IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO DO BLOG. OBRIGADO!!!

Obs.: comentários ofensivos serão deletados.