domingo, 29 de novembro de 2015

Eu escolhi adiar: A arte da procrastinação

AVISO: o texto é confuso, mas explica na prática a arte de procrastinar.




Escrito em 07.11.2015

É sexta-feira. Está anoitecendo. Já tirei o frango do congelador. Vou jantar daqui a pouco. Antes, vou terminar de ler aquele livro que baixei em PDF. Faltam apenas 30 páginas (há um mês faltam 30 páginas). Decidi que é hora de terminá-lo de uma vez. Tiro o áudio da TV para me concentrar. Não estou gostando do livro, mas detesto abandonar qualquer obra, por pior que seja. Tiro os olhos do notebook de vez em quando e percebo como é estranho ver os personagens indianos da novela dançando enquanto a minha TV está sem som. Volto a ler. Faltam 10 páginas agora. Vou ao banheiro. Na volta, consigo terminar o livro. Pego imediatamente um bloquinho de notas e começo a escrever a resenha. Paro na metade. De repente, lembro que pretendo ler algo sobre procrastinação. Largo o bloquinho e pesquiso no Google. Encontro um artigo de um especialista e um vídeo no YouTube. Vem a culpa por não ter terminado a resenha. Olho para o lado e vejo que o frango descongelou. Vou jantar. Deixo as batatas cozinhando e começo a rolar a página com o artigo sobre procrastinação. Não me concentro. Começo a pensar nas tarefas do final de semana. Vou lavar algumas roupas para ter mais tempo amanhã. Lavo meia dúzia de peças. Já é alguma coisa. Hoje tem o último capítulo da novela das 7. Coloco de volta o áudio da TV. Está passando jornal agora. As batatas ficam prontas, mas me distraio com uma reportagem sobre gorjetas nos Estados Unidos. Volto a atenção para a comida. Termina o jornal e já estou jantando. Acompanho o último capítulo da novela enquanto como. Percebo que não liguei para dar um sinal de vida aos meus pais. Amanhã eu ligo. Termino de comer e lavo a louça quando a novela acaba. Volto a pensar em procrastinação. O artigo está lá me esperando, e o vídeo já carregou todo. Está passando a novela das 9 agora. Aproveito os intervalos para lavar mais algumas peças de roupa, pensando, de novo, no tempo livre no sábado e no domingo. Pronto. Eu me sento e consigo terminar a resenha. Imediatamente, digito tudo no Word. Resolvo adicionar as páginas do artigo e do vídeo sobre procrastinação aos meus favoritos. Depois eu leio/assisto. Tomo um banho rápido durante mais um intervalo da novela. O sono aperta e desligo a TV antes de terminar o capítulo. Depois eu vejo pelo Gshow. Durmo bem. Agora já é sábado. Penso que seria interessante escrever um texto sobre a noite anterior, mas ligo a TV e me distraio com The Big Bang Theory. Quando acaba o episódio, começo a escrever este texto. Finalmente.

********************************************************************

Bom, eu espero que vocês tenham entendido o texto (risos). Procrastinação é um problema sério e pode afetar a vida das pessoas de várias maneiras. Para encerrar, vou deixar aqui a dica de um livro ótimo sobre esse tema. Eu procrastinei bastante, mas consegui terminar de lê-lo  se bem que o próprio autor fez isso até conseguir publicar a obra, então eu nem me senti tão culpado assim (risos²). Abraços!

********************************************************************


Título: A arte da procrastinação

Autor: John Perry

Ano de lançamento: 2014

Editora: Paralela

Nº de páginas: 128

Sinopse: Pode soar contrário ao senso comum, mas funciona: você pode realizar muitas coisas deixando-as para depois. Essa é a filosofia apresentada no livro A arte da procrastinação. Se você é do tipo que reluta em entregar as coisas no prazo estabelecido, se distrai facilmente, navega na internet em vez de pagar as contas, ou é do tipo que compra o presente do seu amigo a caminho da festa, este livro vai mudar sua vida. Com uma linguagem simples e direta, John Perry nos mostra, por meio de exemplos práticos, como repensar a importância de nossos afazeres e conseguir realizar todos eles (e muito mais!), mesmo quando adiamos aquelas tarefas mais chatas. Prepare-se para descobrir estratégias efetivas e cientificamente testadas contra a procrastinação, mas lembre-se de que, acima de tudo, é necessário aceitar sua tendência a deixar as tarefas para amanhã. Crie coragem, faça o que tem de ser feito, mas não deixe, é claro, de aproveitar o tempo que você perde. 

4 comentários:

  1. Olá,
    Na arte de procrastinar eu sou mestra, não sabia desse lançamento, mas meus olhinhos brilharam de identificação <3.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Pois é, acho que muita gente se identifica. rsrs
      Beijos!

      Excluir
  2. Estou com esse livro na minha lista, eu gosto desse tipo de leitura quando acabo um livro que adorei e não quero me envolver em outra história imediatamente.

    Acho que a maioria tem problemas de procrastinação, eu mesmo abro o chrome para ver um e-mail ou checar alguma coisa e me pego 2 horas depois atualizando o twitter enquanto assisto Netflix.

    http://52semanasemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rodrigo.
      Também gosto de dar essa quebra nas leituras.
      Eu me identifiquei com o que você falou. Também começo a fazer uma coisa na internet e fico várias horas.
      Abraço! Volte sempre.

      Excluir

AGORA QUE VOCÊ JÁ MERGULHOU NA LEITURA, DEIXE O SEU COMENTÁRIO. ELE É MUITO IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO DO BLOG. OBRIGADO!!!

Obs.: comentários ofensivos serão deletados.