quarta-feira, 25 de julho de 2018

Revisão de livros: um trabalho que faz a diferença!

Olá, mergulhadores!

Qual é a reação de vocês quando encontram aqueles errinhos bobos nas obras? Já desistiram de um “mergulho” por causa deles? Ou vocês acham que certos deslizes não têm muita importância para a experiência de leitura?

O assunto hoje é revisão de livros! Neste post, vou apresentar a minha visão sobre esse tema e dar algumas dicas para os escritores que acompanham o blog. Partiu?!


Por que a revisão de livros é tão importante?


O escritor pode ter feito um excelente trabalho de pesquisa para desenvolver seu livro. Digamos que ele também saiba qual caminho seguir para que seus personagens se tornem inesquecíveis. No entanto, é possível que o seu ponto fraco seja colocar isso tudo no papel da melhor forma.

Nesse caso, uma boa revisão pode fazer uma grande diferença no resultado da obra. Aliás, quando se fala em revisão de livros, é interessante expandir o debate e mencionar a preparação de texto.

Em resumo, consiste em "preparar o terreno" para dar início ao processo de revisão. O intuito é estruturar melhor as ideias e deixar a leitura mais fluida e envolvente. A partir daí, a revisão vai tratar das questões que envolvem ortografia, gramática e pontuação.

Esse trabalho ajuda (e muito!) a ganhar pontos com o público-alvo. Afinal, a qualidade da obra como um todo é capaz de conquistar os leitores e fazê-los buscar outras obras daquele autor.

Como garantir um livro bem revisado?


Separei algumas dicas úteis para os escritores que desejam ter seus trabalhos bem revisados. São elas:

Pedir para alguém ler e opinar


Aqui, eu não me refiro àquele indivíduo que vai apenas ler, tecer um monte de elogios e até aplaudir. Isso tem o seu valor, mas o ideal é encontrar uma pessoa que aponte as coisas que poderiam ser melhoradas. É esse tipo de leitor que faz o escritor evoluir. A sinceridade conta muito nesse processo!

Deixar o livro “de molho” por um tempo


Ao começar a revisão assim que terminar de desenvolver a história, é provável que alguns problemas passem despercebidos. Isso porque o escritor ainda estará bastante envolvido emocionalmente com o livro, além de cansado devido à escrita. Após um tempo, com a mente fresca, esse trabalho será bem mais efetivo.

Não revisar tudo de uma vez


Pode até funcionar para algumas pessoas. Porém, não acho legal revisar um livro sem dar uma ou mais pausas. Trata-se de uma tarefa que demanda energia e boas doses de atenção. Se a obra tiver mais de 300 páginas, por exemplo, será que o último capítulo será tão bem revisado quanto o primeiro? Talvez não.

Praticar o desapego em relação ao texto


Cortar palavras também faz parte da rotina de quem escreve. Nessa etapa do processo de construção do livro, eu recomendo que o escritor considere alguns pontos:

  • Será que esta cena é realmente necessária?
  • Se eu cortá-la, o enredo será prejudicado?
  • Caso eu a mantenha, poderia resumi-la?

Ainda assim, é interessante guardar os trechos que forem excluídos. Vai que a pessoa muda de ideia lá na frente, não é mesmo?

Contratar um bom revisor


Por mais que o escritor siga direitinho as dicas anteriores, nada melhor do que contratar alguém que trabalhe com revisão de livros. Um revisor atencioso e dedicado vai “tratar” o texto e entregar a melhor versão possível da obra — mas, claro, preservando a essência do original e as ideias do autor.

E aí, gostaram deste post sobre revisão de livros? Pois não deixem de curtir a página do Mergulhando na Leitura no Facebook para ficarem por dentro das novidades do blog. Espero vocês por lá, hein?

8 comentários:

  1. Seu post ficou muito bom, é realmente importante o trabalho da revisão, concordo com todos os pontos citados e vou indicar para outras pessoas esse post :)

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Monyque!
      Que bom que você gostou. Fique à vontade para indicar o post aos amigos.
      Beijos!

      Excluir
  2. Oiê, Ygo!
    Muito legal seu POST!
    Mas acho importante ressaltar que revisão de texto é uma coisa, preparação é outra. Ambos são essenciais para o processo de edição de um texto, mas carregam atribuições diferentes. A revisão, de fato, deveria se preocupar apenas com gramática, ortografia e pontuação. Para que isso seja possível,existe a preparação, que prepara o texto para a revisão, deixando ele pendente apenas de verificação de gramática, ortografia e pontuação. É a preparação que deve ser preocupar com coerência, coesão e fluidez.
    Mas a verdade é que esse é o processo como deveria ser, como é nas editoras comerciais. No mercado editorial alternativo, das editoras prestadoras de serviços e escritores independentes, as edições de texto são realizadas no mesmo processo mesmo, o que faz com que a gente encontre tanto livro mal produzido por aí.

    Mas é isso aí, seguimos trabalhando para mudar essa realidade!
    Parabéns pelo POST!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bianca.
      Muito obrigado pela contribuição. Editei o texto para deixar a explicação mais clara.
      Beijos!

      Excluir
  3. Como sempre surpreendendo pela inteligência e sagacidade, parabéns Ygo ótimas dicas,ótimo post‼ ♥♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rosângela.
      Muito obrigado. Fico feliz que tenha gostado.
      Beijos e volte sempre!

      Excluir
  4. Oiee Ygo! Realmente essa dicas são valiosas ao extremo! Eu prezo por livros bem revisados. O motivo de eu não do expor muitas de minhas obras é não poder arcar com uma boa revisão que não é barata. Mas melhor deixar na gaveta por um tempo do que espalhar com erros ao monte!
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paloma.
      Eu também adoro quando o livro está impecável no quesito revisão. Dá até mais gosto de ler.
      Espero que tire suas obras da gaveta =)

      Beijos!

      Excluir

AGORA QUE VOCÊ JÁ MERGULHOU NA LEITURA, DEIXE O SEU COMENTÁRIO. ELE É MUITO IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO DO BLOG. OBRIGADO!!!

Obs.: comentários ofensivos serão deletados.