quinta-feira, 21 de abril de 2022

[Mergulhei Fundo] - Natural Bodybuilding: o guia completo de treino

Título: Natural Bodybuilding – o guia completo de treino

Autor: Caio Bottura

Editora: Caio Bottura

Ano: 2016

Nº de páginas: 150


Quando eu comecei a treinar, eu era muito ingênuo, muito inocente. Eu acreditava que eu iria conseguir atingir o corpo que os meus ídolos tinham apenas com dedicação e disciplina. E foi isso que eu fiz ou, pelo menos, me dediquei a fazer.” (pág. 7).

Quem me acompanha aqui no blog sabe que sou apaixonado por musculação. Esse é um dos meus hobbies além da leitura. O e-book do Caio Bottura estava na minha fila de mergulhos há bastante tempo. Finalmente, parei de adiar e resolvi entrar de cabeça. Não me arrependi.

Caio Bottura tem 28 anos, é atleta profissional de fisiculturismo, empreendedor digital e um dos maiores influencers do mundo fitness. Ele se mudou em 2013 para os Estados Unidos, onde se formou em Strength and Conditioning e Personal Training pela Universidade de Findlay, em Ohio. Atualmente, vive no país com a sua esposa americana Holly.

Bottura também é um dos integrantes do projeto Universidade Maromba, um curso completo voltado para profissionais de saúde, praticantes de musculação, estudantes de Educação Física e entusiastas do bodybuilding. Entre os professores, há nomes de peso como Coach Rubens, Fernando Sardinha, Fabrício Pacholok, Rafael Brandão e Leandro Twin.

 

Caio com a esposa Holly, que também aparece
em seus vídeos (arquivo pessoal do autor)


Em seu site, o youtuber se apresenta também como o primeiro a disseminar a prática da dieta flexível no Brasil e o primeiro atleta natural de fisiculturismo profissional popular. Dedicado e comprometido com os estudos, ele sempre gostou de compartilhar seus conhecimentos. Foi assim que conheci o canal dele no YouTube e o livro Natural Bodybuilding – o guia completo de treino.

O melhor treino não existe; o que existe é o melhor treino para você naquele determinado momento. Ou seja, depende de vários fatores, como objetivo, idade, tempo de treino, disposição genética, nível de atividade e muitos outros.” (pág. 10)

De um jeito que qualquer pessoa leiga consegue assimilar, Caio explica como montar um bom treino para as suas necessidades a partir da combinação de três variáveis: volume, intensidade e frequência. Com base em estudos científicos e na própria experiência, ele mostra que é possível atingir excelentes resultados ao treinar de forma inteligente, dominando primeiro o básico.

Falando em dominar o básico, um dos capítulos que eu mais curti foi o intitulado “The Big 3”. A expressão se refere aos exercícios compostos do powerlifting (agachamento, supino e levantamento terra), que são indispensáveis em uma rotina de treino de quem realmente busca evolução.


Caio em sua primeira competição como atleta
 natural, em 2014 (arquivo pessoal do autor)


Não estou falando que achei o segredo de nada, muito pelo contrário: é apenas questão de ter conhecimento. Se eu soubesse tudo o que eu sei hoje quando comecei a treinar, provavelmente teria sofrido muito menos e tido resultados mais rápidos.” (págs. 40-41).

O livro também aborda o conceito de “treino até a falha”, o tempo de descanso ideal, a importância do sono para potencializar os ganhos obtidos na academia, o limite natural de cada pessoa, como é competir abrindo mão de esteroides anabolizantes, entre outras questões do bodybuilding.

Sobre a experiência de Bottura nos palcos, uma das coisas que mais me chamou a atenção foi a sinceridade dele ao falar das dificuldades enfrentadas até as competições. É algo que ele não recomenda, pois os atletas sacrificam a própria saúde para exibirem o melhor shape possível.

Cheguei a um ponto em que mal tinha amigos: acordava, ia para as aulas, comia o meu frango seco, ia para a academia, e depois ia dormir. É um estilo de vida que não vale a pena, e você se arrependerá no futuro de ter perdido esses anos da sua vida.” (pág. 138).

Anos depois da publicação do livro, Bottura passou a competir hormonizado. Como vocês podem ver na imagem abaixo, a diferença é espantosa. Os comentários do canal dele no YouTube eram cheios de críticas dos seguidores, dizendo que ele omitia o uso de anabolizantes. Em resposta, o atleta afirmava que todo mundo saberia quando ele começasse a usar. E, realmente, isso ficou claro.


Caio mostrou a transição de natural para hormonizado em seu canal


Enfim, o livro Natural Bodybuilding – o guia completo de treino é uma ótima fonte de conhecimento e inspiração para quem deseja atingir o seu melhor sem pegar “atalhos”. Foi muito bom saber um pouco mais sobre esse universo que tanto amo e, na medida do possível, acompanho. #NoPainNoGain

E aí, gostaram? Curtam a página do Mergulhando na Leitura no Facebook para ficarem por dentro de todas as novidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGORA QUE VOCÊ JÁ MERGULHOU NA LEITURA, DEIXE O SEU COMENTÁRIO. ELE É MUITO IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO DO BLOG. OBRIGADO!!!

Obs.: comentários ofensivos serão deletados.