domingo, 24 de maio de 2015

Entrevista com Sinélia Peixoto

Olá, mergulhadores!
Hoje o blog vem com mais uma entrevista. Confiram!



Nome completo Sinélia Espíndola Peixoto          

Data de nascimento 06/12/1977

Naturalidade Brasília/DF

Grau de formação Mestrado

Profissão Professora e escritora

*Autora parceira.



Mergulhando Na Leitura: Vou começar com uma pergunta bem direta: quem é a Sinélia Peixoto?
Sinélia Peixoto: Sinélia é uma professora dedicada, uma mãe que ama seus filhos e faz tudo por eles, uma escritora apaixonada por romances; e uma mulher que ainda não desistiu de si mesma, de se conhecer, de se reinventar e de tentar se melhorar a cada dia.

MNL: Quando foi que você percebeu que levava jeito com a literatura?
SP: Eu sempre amei romances, escrevo poesias desde pequena, resolvi fazer faculdade de letras e depois fiz logo um mestrado em literatura inglesa e em 2013 resolvi escrever uma trilogia.

MNL: Quais são os autores que te inspiram?
SP: Shakespeare, Jane Austen, Robert Frost, Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade, Nicholas Sparks, Paulo Coelho, Emily Giffin, etc.


MNL: Como você avalia a literatura nacional atualmente?
SP: Completamente abandonada. Ninguém está investindo nos autores contemporâneos, somos sempre levados pelos europeus e americanos, a literatura brasileira já está perdendo sua identidade.

MNL: Então, o que poderia ser feito para reverter esse quadro?
SP: Adoraria que o brasileiro investisse no brasileiro. Nós ficamos o tempo todo querendo copiar os outros, em vez de apoiarmos a nossa literatura, os nossos autores. Nem as livrarias querem comprar livros de brasileiros, porque não vendem, e a verdade é que os brasileiros só compram algo que é sucesso lá fora. Os americanos prezam pelo nacionalismo, por que não fazemos o mesmo com nossos autores?

MNL: Qual foi a inspiração para escrever a Trilogia do Eu? E por que ela tem esse nome?
SP: A inspiração surgiu da minha vida e da vida de todas as pessoas que eu convivo. Eu sentava em uma mesa de bar e escutava estórias, então resolvi passá-las para o papel. Eu não sabia que seria uma trilogia, eu comecei a escrever, porque meu terapeuta me disse que precisava esvaziar minha mente e disse que só me liberaria da terapia depois que eu escrevesse algo, e nisso surgiu a trilogia do eu. Acho que esse nome se deve a ter sido um esvaziamento meu, da minha alma, da minha mente. Escrevi os dois primeiros livros em duas semanas, aí fiquei exausta, tirei mais duas semanas pra descansar e em mais duas, eu escrevi o terceiro livro.

MNL: Deve ter sido um trabalho intenso mesmo. Como você conseguiu escrever os livros em tão pouco tempo?
SP: Eu já estava com tudo em minha mente, por isso pra mim foi uma catarse. Eu simplesmente coloquei no papel algo que estava aqui. A estória fluía sozinha, eu acordava e vivia aquilo ali em minha mente. Dormia menos de 4 horas por noite e sentia tudo que os personagens sentiam. Me senti viva ao escrever essa trilogia.

MNL: A trilogia fala sobre a mulher moderna. O primeiro livro, Por que Eu?, já foi publicado pela Chiado Editora. O que as mulheres estão achando dele? E como tem sido a resposta do público masculino?
SP: Graças a Deus as respostas estão sendo bem positivas, recebo muitos e-mails de agradecimentos. Tem alguns homens lendo e se inteirando um pouco sobre o lado feminino e são pra esses homens que escrevi, e tiro o chapéu para aqueles que querem nos entender e nos ajudar em nossa caminhada.

"Me senti viva ao escrever essa trilogia", declara a autora

MNL: A personagem Elizabeth adora filosofar, ouvir música e aconselhar as amigas. Você é assim também?
SP: Sim, adoro ler filosofia e pensar sobre minha vida. A música me inspira, às vezes choro escutando umas e fico com raiva escutando outras, então dependendo do meu humor, uma música faz toda a diferença. Só que em relação a conselhos, eu prefiro ficar quieta, escutar, fazer perguntas, sou de dar minha opinião, mas não gosto de interferir na vida de ninguém.

MNL: O que podemos esperar dos próximos livros da Trilogia do Eu?
SP: O Por Que Não Eu? é o meu livro preferido e também o que eu escrevi primeiro, é sobre reconstrução de si mesma, de perdas e de se levantar depois da queda. Já o Agora Sim Sou Eu! foi escrito na brincadeira, onde a personagem escolhe o que vai enfrentar, então é um livro de alegrias e autoestima.

MNL: Eu li em uma entrevista sua que você pretende escrever mais dois livros em breve. O que você poderia nos adiantar sobre eles?  
SP: O próximo é sobre traição, já estou escrevendo e fazendo minhas pesquisas. Gosto de escrever estórias reais sobre pessoas reais, assim como nós.

MNL: Deixe uma mensagem especial para as mulheres que acompanham o Mergulhando Na Leitura. Obrigado pela entrevista!
SP: Obrigada a todos, espero que gostem do Por Que Eu? e que consigamos ajudar muitas pessoas a se amarem, se aceitarem, se perdoarem e se entenderem com essa trilogia.

Mergulho Rápido:

MNL: Uma palavra...  
SP: Amor!
MNL: Um sonho...  
SP: Que meus livros cheguem no mundo inteiro!
MNL: Alguém especial... 
SP: São Francisco!
MNL: Um livro... 
SP: Conversando com Deus, de Neale Donald Walsch (só pode ser um?)!
MNL: Um lugar...  
SP: Praia (qualquer uma)!
MNL: Uma música 
SP: Beautiful Day - U2!
MNL: Machismo 
SP: É falta de conhecimento e entendimento, porque somos todos iguais!
MNL: Deus...  
SP: Deveria ser o nosso foco, conhecer e ficar mais próximo de Deus!

CLIQUE AQUI PARA LER A RESENHA DE "POR QUE EU?".


4 comentários:

  1. Respostas
    1. Também gostei muito, Sinélia. Eu que agradeço.
      Beijos!

      Excluir
    2. Gostei da entrevista da professora e escritora Sinélia Peixoto, ela falou dos seus sonhos, e também falou- me da grande dificuldade que nosso autores encontram para publicar suas obras, como resolver esta situação, você Ygo tem feito sua parte, outros blogueiros também precisam dar espaço aos nossos, não é ser contra o que vem de fora mas se não houve espaço como ser conhecido...também precisamo s ter uma visão critica, há o modismo de achar que tudo que vem de fora é melhor que os nossos, isto é uma visão muito estreita, Ygo parabéns pelo seu trabalho! Sucesso em seus estudos! Forte abraço!

      Excluir
    3. Olá, Aguiar.
      Como blogueiro, eu tenho feito o que está ao meu alcance, divulgando os trabalhos dos nossos autores. É um prazer poder ajudar leitores a enxergarem a literatura brasileira com um novo olhar.
      Obrigado pela participação. Abraço!

      Excluir

AGORA QUE VOCÊ JÁ MERGULHOU NA LEITURA, DEIXE O SEU COMENTÁRIO. ELE É MUITO IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO DO BLOG. OBRIGADO!!!

Obs.: comentários ofensivos serão deletados.