quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Como ler mais: 10 dicas preciosas

Olá, mergulhadores!

Observando meus hábitos e refletindo sobre a minha experiência como leitor, resolvi criar este post com dicas para ler mais livros. É claro que cada pessoa tem suas particularidades, mas acredito que os tópicos abaixo podem dar uma mãozinha a vocês. Então, bom mergulho!



Dicas para ler mais


Sem mais delongas, confiram agora 10 dicas para melhorar os hábitos literários e, consequentemente, ler mais livros:

1. Tentem ler mais de um livro ao mesmo tempo


Tenho certeza de que vocês já viram essa dica em algum lugar. Além de melhorar bastante a memória — já que precisamos assimilar histórias distintas caminhando lado a lado —, a prática de ler mais de um livro por vez ajuda a diminuir rapidamente aquela fila de leituras.

Pode ser difícil no começo. Porém, dá para contornar isso fazendo uma forcinha. Sugiro escolherem um livro mais denso (ficção científica, obras clássicas) e outro bem mais leve (poesias, autoajuda). Se fizerem tudo certinho, verão como esse hábito é bom em vários aspectos.

2. Não se prendam a uma ordem de leituras


É ótimo estabelecer uma sequência dos próximos livros que pretendemos ler. Quando a pessoa termina um, basta apagar ou riscar o título da lista e partir para o próximo. Acontece que a gente pode se prender muito àquela ordem pré-definida e deixar de ler outros livros do nosso interesse.

Sendo assim, a ordem é ser flexível! Não tem problema algum em pegar aquele livro empoeirado da nossa estante quando tivermos vontade, independentemente se há ou não outros na frente dele. O mais importante é encontrar o prazer de ler um bom livro.

3. Saiam da bolha do gênero literário favorito


É natural que um leitor tenha um gênero literário predileto. Eu, por exemplo, sou apaixonado por romances policiais e fã declarado de Agatha Christie. Tudo certo até aí, mas chega uma hora em que é bom experimentarmos algo novo para abrir a nossa mente.

Tem gente que odeia determinado gênero, bate o pé e não dá sequer uma chance. Isso acaba criando uma barreira e limitando as leituras. Quando não temos um livro do nosso gosto disponível no momento, qual a melhor saída? Eu prefiro sair da bolha e mergulhar em leituras diferentes. E vocês?

4. Baixem pequenos e-books


A internet é uma grande aliada de quem gosta de ler. Ela pode nos ajudar muito naquelas fases em que não conseguimos colocar as leituras nos trilhos. Anos atrás, eu não tinha a menor paciência para livros digitais, mas mudei de opinião e aprendi a gostar.

Quando somos tomados por um “espírito” que empata nossas leituras, baixar e-books pode ser a solução. No começo, escolham os menores para irem se acostumando. Assim, poderão conhecer diversas obras em um curto período de tempo e se motivar para retomarem o ritmo ou até lerem mais do que antes.

5. Determinem um número de páginas para ler em um dia


Ao definirmos metas diárias de leitura, não vemos o número total de páginas de um livro, mas sim pequenas partes. Isso funciona, principalmente, quando estamos desanimados para ler obras muito longas. Mas atenção: estabelecer uma meta muito difícil de ser cumprida é pedir para se frustrar.

Além disso, permitam-se entrar na “vibe” do livro. Se ele estiver muito empolgante e o número de páginas pré-definido para aquele dia já tiver sido ultrapassado, não pisem no freio! É possível que no dia seguinte vocês não estejam no clima, então, aproveitem para compensar. 

6. Definam prazos para cada leitura


Para essa dica funcionar, o ideal é também seguir o que eu disse no tópico anterior. Por exemplo: se eu pego um livro de 350 páginas e pretendo terminá-lo em uma semana, basta dividir o total por 7 dias. Logo, preciso ler 50 páginas por dia — um número bem razoável, não é mesmo?

Essa é uma boa tática, em especial, para quem faz parcerias com autores e editoras. Como (geralmente) há um prazo para publicar as resenhas, fica mais fácil honrar os compromissos. Entretanto, volto a dizer: sejam flexíveis, ou a leitura se tornará uma obrigação.

7. Escolham o melhor período do dia para ler


Eu prefiro mergulhar nas minhas leituras durante o dia. A vista não cansa muito e eu absorvo melhor as histórias. Quando leio à noite, parece que todo o estresse se acumula naquele momento e a coisa não flui, podendo até interferir na minha opinião sobre um livro.

Porém, como mencionei no início, cada leitor é único. Assim, o melhor horário varia de pessoa para pessoa. Observem qual é o período do dia em que a leitura é mais prazerosa e tentem criar uma rotina. Aos poucos, vocês vão se acostumar com a ideia e poderão ler mais.

8. Desliguem a TV e deixem o smartphone de lado


Aqui vai uma verdade: ficar assistindo TV e mexendo no celular é algo viciante! Dessa forma, é fundamental que a gente encontre um equilíbrio se a intenção for ler mais. Se isso não acontecer, é bem capaz de as traças acabarem comendo os livros que temos na estante. Que trágico!

Cada minuto que dedicamos à TV e aos memes da internet poderia ser aproveitado de outra forma: lendo boas histórias. Para isso, o primeiro passo é refletirmos sobre nossos hábitos. Se as séries e as redes sociais estão atrapalhando nossas leituras, que tal deixá-las de molho e focar nos livros?

9. Tenham sempre um livro por perto


Essa é uma daquelas dicas que muitos leitores já seguem. Mesmo sabendo que dificilmente teremos tempo de ler, no fundo, sempre nos resta aquela pontinha de esperança. Carregar um livro na mochila pode ser muito útil para nos salvar daquele tédio nas filas e nas recepções de consultórios.

No dia em que a gente deixa/esquece o livro em casa, surge a oportunidade de ler, não é verdade? Portanto, é sempre bom manter a fé. E outra dica: coloquem um livro na cabeceira da cama ou perto do lugar onde vocês costumam ler. Praticidade faz toda a diferença!

10. Cuidem também da saúde física


Por fim, lembrem-se de que, quando está tudo okay com o nosso corpo, ficamos mais dispostos para realizarmos as tarefas diárias — e isso inclui ler mais. Sendo assim, procurem cuidar da alimentação, beber bastante água e, se possível, reservar pelo menos 30 minutos do dia para a prática de alguma atividade física.

E então, o que acharam das dicas para ler mais livros? Deixem um comentário neste post dizendo qual delas vocês já colocam em prática. Ah, aproveitem também para curtir a página do Mergulhando na Leitura no Facebook para ficarem por dentro das novidades do blog e do mundo literário em geral. Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGORA QUE VOCÊ JÁ MERGULHOU NA LEITURA, DEIXE O SEU COMENTÁRIO. ELE É MUITO IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO DO BLOG. OBRIGADO!!!

Obs.: comentários ofensivos serão deletados.