sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Trechos marcantes de "O Quinze"

Olá, mergulhadores!

O post de hoje é um especial com frases do livro O Quinze, da escritora cearense Rachel de Queiroz. A obra, que retrata a terrível seca de 1915 no estado do Ceará, é um dos maiores clássicos da nossa literatura. Espero que gostem dos trechos que eu escolhi. Acompanhem!

(cliquem nas imagens para ampliá-las)





PÁGINA 08: "Verde, na monotonia cinzenta da paisagem, só algum juazeiro ainda escapo à devastação da rama; mas em geral as pobres árvores apareciam lamentáveis, mostrando os cotos dos galhos como membros amputados e a casca toda raspada em grandes zonas brancas". 


PÁGINA 30: "Recordando a labuta do dia, o que o dominava agora era uma infinita preguiça da vida, da eterna luta com o sol, com a fome, com a natureza".


PÁGINA 45: "E se não fosse uma raiz de mucunã arrancada aqui e além, ou alguma batata-brava que a seca ensina a comer, teriam ficado todos pelo caminho, nessas estradas de barro ruivo, semeado de pedras, por onde eles trotavam trôpegos, se arrastando e gemendo".


PÁGINA 110: "Ora o amor!… Essa história de amor, absoluto e incoerente, é muito difícil de achar… eu, pelo menos, nunca o vi… o que vejo, por aí, é um instinto de aproximação muito obscuro e tímido, a que a gente obedece conforme as conveniências… Aliás, não falo por mim… que eu, nem esse instinto… Tenho a certeza de que nasci para viver só…".


Quem já leu esse clássico da literatura brasileira? Deixem nos comentários o que vocês acharam. Abraços!

16 comentários:

  1. Gostei dos trechos Ygo. Me pareceu ser um livro bem intenso e marcante. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanessa.
      Que bom que você gostou.
      É um livro excelente. Recomendo a todos.
      Beijos!

      Excluir
  2. Livro incrível...recomendo a leitura.

    ResponderExcluir
  3. Que bela lembrança você me trouxe agora. Li na minha adolescência e reli várias vezes. Apesar de muito triste é a realidade vivida pelos nossos irmãos nordestinos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. É uma história muito triste e que nos toca profundamente.
      Volte sempre!
      =)

      Excluir
  4. Esta obra literária é maravilhosa.❤

    ResponderExcluir
  5. Gostei dos trechos
    Esta é uma obra literária maravilhoso e um livro muito interessante ❣️

    ResponderExcluir

AGORA QUE VOCÊ JÁ MERGULHOU NA LEITURA, DEIXE O SEU COMENTÁRIO. ELE É MUITO IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO DO BLOG. OBRIGADO!!!

Obs.: comentários ofensivos serão deletados.