domingo, 15 de setembro de 2013

#Resenha: "A marca de uma lágrima"


Título: A marca de uma lágrima

Autor: Pedro Bandeira


Ano de lançamento: 1994*


Editora: Moderna


Nº de páginas: 126





# A história

Isabel tem 14 anos. Ela se acha feia, gorda e, por isso, vive se colocando para baixo. Seu pior inimigo é o espelho, pois ele aponta exatamente cada um de seus “pontos fracos”.

Convidada para a festa de aniversário de Cristiano, um primo que não via há anos, Isabel resolve chamar Rosana, sua melhor amiga, para ir com ela. Aproveitando que restava pouco tempo de férias, Rosana aceita o convite rapidamente.

Ao chegarem lá, sentem uma forte atração pelo aniversariante. Mas como Isabel tem sérios problemas de autoestima, dá como perdida uma possível batalha pelo coração de Cristiano. Para piorar, ele revela que está apaixonado por Rosana e que precisa da ajuda da “priminha”.

Talentosa com as palavras, Isabel acaba escrevendo lindas cartas de amor para ajudar o namoro de Rosana com Cristiano. Mesmo sofrendo, ela continua escrevendo as cartas por um bom tempo, chegando a marcar algumas com suas lágrimas.

Enquanto a tristeza toma conta de Isabel, um acontecimento vem conturbar ainda mais a sua vida: a morte da diretora da escola. Isabel se sente ameaçada e a ideia da morte começa a rondar seus pensamentos.

# Opinião

Inicialmente, pensei que esse seria um livro só para menininhas apaixonadas e que eu perderia meu tempo com a leitura. Mas bastou ler algumas páginas para me convencer de como eu estava equivocado.

Creio que “A marca de uma lágrima” tem uma narrativa capaz de fazer qualquer pessoa apaixonada suspirar profundamente. Pedro Bandeira escreve de forma simples, mas com intensidade em cada palavra. Ele conta uma história para jovens, como se estivesse entre eles.

O ponto alto foi quando se iniciou o mistério acerca da morte da diretora, apesar de não ser um grande enigma. O suspense, na dose certa, trouxe agilidade ao livro e foi suficiente para me deixar intrigado e curioso.

O livro traz ainda algumas ilustrações que nos dão pistas do que vamos encontrar a cada capítulo. Eu também gostei da arte da capa, embora não tenha imaginado a protagonista com essa fisionomia. Gostei do livro e recomendo.

*O livro foi publicado originalmente em 1985.

24 comentários:

  1. É isto meu amigo Ygo, precisamos ler nossos autores, precisamos não ter vergonha da nossa literatura, nada contra os estrangeiros mas também temos bons autores, e nossos blogs precisam dar a oportunidade para que nossos jovens e adolescentes os conheçam, parabéns continue... sucesso e um forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Aguiar.
      Eu gosto de dar essas oportunidades. Achei esse livro do Pedro Bandeira realmente bom. Aguarde as novidades do "Mergulhando Na Leitura". A literatura nacional está em alta.

      Abraço!
      Volte sempre!!!

      Excluir
  2. Hum...adoro! Esse livro é muitooo bem falado e quero ler. Gostei de saber que tem um Q de mistério porque amo mistério.^^
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paloma, então pode ir fundo na leitura. É um livro muito bom. Mesmo sendo uma história mais voltada para adolescentes, tem um enredo interessante para outros públicos também.

      Obrigado pela participação. Beijos!

      Excluir
  3. Nunca li nada do autor, apesar de sua fama, e também não tinha ouvido falar desse livro... A temática pareceu bem comum, mas já que vc gostou, né... Quem sabe dou uma chance. :D

    Ótima resenha!
    Ah, e pode me entrevistar, sim rs' :P
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Arine. Quando eu li a sinopse, também não dei nada por ele. Mas depois me surpreendi.
      Obrigado!
      Beijos!

      Vou elaborar as perguntas da entrevista em breve.

      Excluir
    2. Eu também fiquei com vontade de ler esse livro. Adoro literatura brasileira.

      Excluir
    3. Eu recomendo muito. Vale a pena!
      Abraço!

      Excluir
  4. Olá Ygo! Fico feliz que tenha curtido a resenha lá no blog.
    Quando puder pode voltar que já tem post novo!
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  5. Olá Ygo, adorei sua resenha e em particular, concordo com tudo que citou! Realmente o autor faz as garotas suspirarem ao ler, pode parecer bastante clichê, mas a leveza que o autor vai levando é muito gostosa! Eu adorei mesmo tanto o livro, quanto a resenha! Parabéns.
    Beijinhos, té mais...
    http://marcaprovisoria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Thamires. A narrativa de Pedro Bandeira é muito agradável mesmo. Beijos!
      Volte sempre!

      Excluir
  6. Dentre meus preferidos...Misterioso, romântico, intertextual (uma bela releitura de Cyrano de Bergerac)...E a paixão que nasce pelas palavras escritas e não pela aparente beleza...Altamente recomendável! Pedro Bandeira é mestre na arte de escrever. Parabéns pela escolha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thata.
      É um livro realmente bom. Pretendo ler outras obras do autor.
      Agradeço pela participação. Sinta-se em casa. Volte sempre.
      Beijos!

      Excluir
    2. Eu amoooooo mesmo, de paixão esse livro..
      E as duas vezes que eu li, eu estava realmente apaixonada.. kkkk
      E um dos poemas de Isabel deram um TCHAAM no meu namoro!! amei....*-------*

      Excluir
    3. Olá
      kkkkk
      Que legal!
      É muito bom quando lemos um livro que combina com o momento em que estamos.

      Excluir
  7. eu precisava do ling pra baixar af , nao consego baixar em nenhum lugar e vou ter uma prova sobre esse livro essa semana -.-

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo.
      Eu pesquisei e, infelizmente, não encontrei o livro para baixar. Recomendo que leia o máximo de resenhas que conseguir. O livro é bem curto, portanto, não é tão difícil ficar por dentro dos fatos que acontecem nele. Espero que a minha resenha tenha ajudado. Volte sempre!

      Excluir
  8. Simplesmente o melhor livro que já li em minha vida, é fantástico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bia.
      Foi uma ótima leitura. Depois que li esse livro, fui procurar outras obras do Pedro Bandeira. O autor é ótimo!

      Excluir
  9. o meu livro a marca de uma lagrima tem 180 paginaas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo.
      Bem, esse número de páginas que eu coloquei é o da edição que eu li. Geralmente, costuma variar de acordo com a edição. Pode ser por isso a diferença.
      Volte sempre!

      Excluir
  10. Foi o meu primeiro livro de "romance" sabe como é que é né o primeiro a gente nunca esquece, realmente até hoje suspiro com essa história. Ótimo livro e li quando era bem garotinha rs ainda estava naquela fase do primeiro amor... rs
    Se gostou desse te indico outro da serie vaga-lume O Mistério Do Cinco Estrelas, ele é fantástico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Winchester!
      Só vi seu comentário agora, quase dois anos depois. Perdão!
      Sim, eu já li "O Mistério do Cinco Estrelas" e adorei.
      Beijo!

      Excluir

AGORA QUE VOCÊ JÁ MERGULHOU NA LEITURA, DEIXE O SEU COMENTÁRIO. ELE É MUITO IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO DO BLOG. OBRIGADO!!!

Obs.: comentários ofensivos serão deletados.