domingo, 4 de agosto de 2013

#Resenha: "Desumano"


Título: Desumano

Autor(a): Olivia Maia


Ano de lançamento: 2006


Editora: Brasiliense


Nº de páginas: 134





# A história

“Desumano” é uma novela policial narrada em primeira pessoa pelo protagonista Márcio, um estudante de 20 anos que cursa o terceiro ano de Administração na USP.

Certo dia, Márcio acorda e se vê em um cenário de horror: uma mulher está morta na sala, ao seu lado. Após alguns segundos, ele percebe que é sua mãe. O maxilar dela fora estraçalhado. Tamanha monstruosidade fez com que ele acreditasse que nada daquilo era real.

Logo depois, quando finalmente caiu em si, notou que suas roupas estavam manchadas com sangue e que havia um corte em sua cabeça. Provavelmente tinha sido atingido por alguém, mas não se lembrava de nada.

Márcio decidiu se livrar das roupas antes que a polícia chegasse. Ao ser interrogado, pouco teve a acrescentar às investigações. Mas o que ele tanto temia, acabou acontecendo. O delegado passou a desconfiar de que ele poderia ter assassinado a própria mãe.

Com medo de ser preso, ele fugiu sem destino pelas ruas de São Paulo. Quando conseguiu despistar a polícia, ficou em uma parada de ônibus sem saber para onde ir. Muitos passageiros iam e outros chegavam. Porém, uma garota um pouco mais jovem do que ele, continuava ali até o anoitecer.

O nome dela era Luísa. Tinha cabelos castanhos, rosto pequeno, olhos grandes. Para Márcio, ela parecia uma personagem de desenho japonês. Luísa percebeu que ele não tinha onde ficar e lhe ofereceu um lugar para passar a noite.

A partir daí, eles começam a ficar mais íntimos e, aos poucos, Márcio vai conseguindo identificar o que é real e o que é imaginário em sua mente. Quando recupera a memória, uma série de acontecimentos eletrizantes e revelações bombásticas do passado vêm à tona.

# Opinião

Como vocês devem ter percebido, o livro é bem pequeno, portanto não tenho muito o que falar. Olivia Maia possui uma escrita simples, objetiva, muito agradável de ler. O tempo todo parecia que o protagonista estava conversando comigo.

“Desumano” é um livro para ser lido sem compromisso. Como possui poucas páginas, dá para lê-lo de uma vez só. O que considerei um ponto a favor da autora, foi a linguagem de fácil compreensão – isso não quer dizer que possua um vocabulário pobre.

A história tem um ritmo eletrizante. Olivia apresentou os fatos sem enrolações. Gosto de livros assim. Esse é um livro policial que se passa no Brasil. Recomendo aos que não têm preconceito com livros nacionais. É preciso ter a mente aberta.

Apesar de ter muitos erros de português (levando em consideração que o livro contém pouco mais de 100 páginas), isso não tira a qualidade da obra. A capa também não me agradou, mas combinou com o conteúdo do livro.

2 comentários:

  1. Ygo,obrigado pela apreço... Agora quero lhe dar
    parabéns por sua iniciativa de dar oportunidade aos
    nossos escritores, isto em nossos dias está ficando
    raro... os estrangeiros estão tomando conta, e muitos tem o grande apoio das grandes editoras...
    tenho visitado outros blogs de jovens, só dá estrangeiros, não podemos ter preconceito contra os de outras nações,mas também não podemos deixar de valorizar os nossos bons autores e também dar oportunidade e espaço aos novos escritores nacionais... você tem feito isto, forte abraço, bons estudos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, J.F.Aguiar. Eu gosto de valorizar os nossos escritores. Acho isso muito importante. O blog vem com muitas novidades até o fim do ano. Não vou falar muito para não entregar as surpresas.

      Forte abraço! Volte sempre!

      Excluir

AGORA QUE VOCÊ JÁ MERGULHOU NA LEITURA, DEIXE O SEU COMENTÁRIO. ELE É MUITO IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO DO BLOG. OBRIGADO!!!

Obs.: comentários ofensivos serão deletados.