quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

#ESPECIAL: Maria

Título: Maria
Autor: Rodrigo Alvarez
Editora: Globo
Ano: 2015
Nº de páginas: 224


"A biografia da mulher que gerou o homem mais importante da história, viveu um inferno, dividiu os cristãos, conquistou meio mundo e é chamada de Mãe de Deus."

Como vocês já viram, o livro apresenta a figura de Maria. Para escrever essa obra, o correspondente da TV Globo em Jerusalém, Rodrigo Alvarez, viajou por lugares sagrados e reuniu fatos e versões a respeito da mulher mais importante de todos os tempos.

O jornalista revirou documentos históricos, apurou acontecimentos que estavam adormecidos e também aproveitou as mais recentes descobertas arqueológicas para levar aos leitores um retrato vasto de Maria.

O que mais me chamou atenção foi o estilo da narrativa. Diferente de tudo o que eu já tinha lido. Alvarez relata os fatos como se os tivesse presenciado. Na maior parte do livro, ele usa os tempos presente e futuro, que é o grande diferencial.

“Nas próximas horas, quem vai morrer é Jesus, que chama a mãe pelo mesmo substantivo que usa para falar de qualquer outra mulher e que, quando se refere ao Pai, está sempre falando de Deus (p. 25)”.

A escrita do autor me prendeu tanto, que eu li o livro inteiro em duas sentadas. No começo, ele narra alguns fatos presentes na Bíblia de forma didática e agradável – os últimos momentos de Jesus, por exemplo, que todos nós conhecemos. Vários filmes e peças teatrais retratam a Paixão de Cristo. Como inovar? Difícil imaginar, mas Alvarez conseguiu deixar sua marca usando o poder das palavras.

“Agora que o rico José de Arimateia conseguiu permissão de Pôncio Pilatos para retirar o corpo do mestre do alto da cruz, Jesus terá um enterro digno, com os devidos óleos e preces, com um lençol branco para envolvê-lo e deixá-lo num jardim onde, não faz muito tempo, um túmulo foi talhado na rocha, não muito distante do Monte Calvário (p. 31)”.

Mais adiante, o livro apresenta também algumas ilustrações e histórias das aparições em Guadalupe, Lourdes e Fátima; a santinha de barro que virou padroeira do Brasil; a Medalha Milagrosa, dentre outras. 

Ísis: deusa-mãe, virgem e frequentemente esculpida com o filho no colo, era vista como
uma “praga pagã” e causava incômodo aos devotos de Maria no começo do cristianismo
Eu não esperava que fosse gostar tanto do livro. Recomendo a todos, independentemente de religião. Até a próxima!

2 comentários:

  1. Olá,
    Aawn, que livro incrível, deve ser uma leitura e tanto, eu mesma não dispensaria. Se tiver oportunidade de ler a obra, sem dúvidas o faria.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Inês.
      Leia mesmo. É uma leitura maravilhosa.
      Beijos!

      Excluir

AGORA QUE VOCÊ JÁ MERGULHOU NA LEITURA, DEIXE O SEU COMENTÁRIO. ELE É MUITO IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO DO BLOG. OBRIGADO!!!

Obs.: comentários ofensivos serão deletados.