segunda-feira, 17 de outubro de 2016

#Resenha: "Os Quatro Grandes"


Título: Os Quatro Grandes

Autor(a): Agatha Christie

Ano de lançamento: 2014*

Editora: L&PM Pocket

Nº de páginas: 208



# A história

A trama é narrada em primeira pessoa pelo capitão Hastings, que vai contar com a ajuda de Hercule Poirot em uma das missões mais difíceis de suas vidas: acabar com os Quatro Grandes, uma poderosa organização internacional.

O líder dessa facção é um chinês, conhecido como Número Um. O Número Dois é um americano, o Número Três é uma mulher francesa e o Número Quatro é um inglês.

Poirot se preparava para a sua primeira travessia transatlântica, cujo destino era a América Latina. Porém, antes de embarcar, um homem invadiu a casa dele e começou a rabiscar o número 4, dizendo palavras sem sentido. Ao cair em si, o intruso contou sobre os Quatro Grandes, fazendo o detetive belga mudar de planos imediatamente.

# Opinião

O pobre Hastings se vê totalmente perdido em algumas situações, embora pense que tem o domínio de tudo. Poirot deixa de contar muitas coisas e até mente para ele. É possível que alguns leitores não vejam isso com bons olhos. Porém, é preciso considerar que, por trás do “egoísmo” do detetive para resolver tudo sozinho, existe muita prudência, afinal, ele sabia que “abrir o jogo” para Hastings poderia custar caro. Para os dois.

O diferencial da história é o envolvimento de Poirot com o caso. O detetive nunca esteve tão “no olho do furacão” como nesse livro, tendo que arregaçar as mangas para destruir uma organização muito perigosa. Em outras obras, geralmente, ele conduz as investigações de forma mais polida, na base da conversa, com aquele jeitinho que só ele tem.

Destaquei um trecho do final da obra que resume como esse caso exigiu do corpo e das células cinzentas de Poirot. Em uma conversa com o companheiro Hastings, ele fala:

Agora você retorna para sua encantadora mulher, e eu... eu me aposento. O grande caso de minha vida está encerrado. Depois disso nada vai ter graça. Sim, vou me aposentar. Vou plantar abobrinhas! Talvez até mesmo casar e me aquietar! (p. 204).

O livro traz ainda uma pegadinha disfarçada de revelação bombástica sobre o nosso querido detetive belga. Quando eu li aquilo, tive que fechar o livro e levar as mãos à cabeça. Seria exagero? Não para quem é fã e já leu muita coisa a respeito da autora, dos personagens e tudo relacionado à Rainha do Crime. Mas a autora pregou uma peça e eu “caí como um patinho”, como se diz no popular. Não posso contar mais detalhes, senão vou estragar a surpresa de quem quiser ler Os Quatro Grandes.

Por outro lado, teve um momento da história em que eu senti que estava um passo à frente. Foi quando eu vi vantagem por ter lido muitos livros de Agatha até hoje. Eu tinha plena certeza de que não cairia em mais um truque dela. E deu certo! Foi uma satisfação enorme. Sabe quando bate aquele orgulho na gente? Pois é. Quem já leu Cai o pano (resenha aqui), vai saber do que se trata e também não vai cair na jogada da autora.

Só tiro, porrada e bomba! Melhor definição para Os Quatro Grandes. Uma trama movimentada, com suspense, armadilhas, fugas e sequestros. De uma página para outra, os rumos da história mudam e o caçador se transforma em caça. A indicação vai especialmente para quem gosta de livros sobre organizações criminosas e, claro, da narrativa única de Agatha Christie.

*Publicação original: 1927.

8 comentários:

  1. Gostei da resenha Ygo. Curto muito as aventuras do Poirot e imagino que esse livro tenha sido muito bom. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanessa.
      Foi uma leitura boa, recomendo. Abraço!²

      Excluir
  2. Oie Ygo =)

    Passei boa parte da minha adolescência lendo Agatha Christie. O meus favoritos são o Assassinato no Expresso Oriente e Morte do Nilo, mas que eu lembre li quase todos os livros dela rs...

    Sempre que leio uma resenha com a sua, fico com vontade de reler eles novamente.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ariane.
      Eu sou apaixonado pelos livros dela. Ainda não li "Morte no Nilo", mas já ouvi falar que também é ótimo.
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi Ygo!
    Eu já li muitos livros da Agatha, mas não lembro de ter lido esse. Lembro que eu sempre ficava com dó do Hastings nos livros!
    Que legal que você conseguiu adivinhar o final!!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sora.
      É verdade, senti pena do Hastings também. kkk
      Beijos!

      Excluir
  4. Adoro Ágatha, YGo. Ela é maravilhosa. Recentemente li um livro biografia dela. Sensacional...como essa mulher construía as tramas, personagens e etc. Tudo na bagunça organizada dela. Ela realmente nos faz de patinhos! kkkk Não conhecia o livro e fiquei interessada.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paloma.
      Quero ler a biografia dela um dia. Deve ser uma obra maravilhosa.
      Beijos!

      Excluir

AGORA QUE VOCÊ JÁ MERGULHOU NA LEITURA, DEIXE O SEU COMENTÁRIO. ELE É MUITO IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO DO BLOG. OBRIGADO!!!

Obs.: comentários ofensivos serão deletados.