domingo, 16 de fevereiro de 2014

#Resenha: "Cai o pano"


Título: Cai o pano

Autor(a): Agatha Christie

Ano de lançamento: 2009*

Editora: Nova Fronteira

Nº de páginas: 217



# A história

A mansão Styles, cenário do primeiro caso em que o detetive Hercule Poirot e o capitão Arthur Hastings trabalharam juntos, fora transformada em hotel. Poirot está aposentado, com a saúde frágil, embora garanta que o seu cérebro continue perfeito. De volta à Styles, sua intenção não é de reviver sensações do passado, mas sim de capturar um assassino que também se encontra naquela propriedade.

Poirot conta com a ajuda de Hastings em mais um caso arriscado de sua carreira. O misterioso assassino X já foi responsável por cinco crimes que, aparentemente, não têm relação entre si. Poirot acredita que um sexto assassinato está prestes a ser cometido. Portanto, ele e o capitão Hastings precisam agir logo.

As investigações começam com muita cautela. As atitudes dos hóspedes, as conversas, os gestos, os olhares, tudo é analisado minuciosamente. O detetive colhe pistas importantes, mas prefere não comentar nada com o seu companheiro de trabalho, por questões de segurança. Ele sabe que qualquer descuido pode ser fatal.

# Opinião

A narrativa em primeira pessoa, sob o ponto de vista do capitão Hastings, tornou a leitura ainda mais envolvente. A relação conflituosa entre ele e sua filha, Judith, em contraponto com a busca por um misterioso assassino, foi um dos pontos altos do livro.

Hastings passa a ser os olhos e os ouvidos de Poirot, já que o nosso querido detetive belga está fisicamente debilitado. Sua mente, no entanto, permanece em plena forma. Durante todo o livro isso fica claro.

As primeiras doses de suspense podem ser percebidas já no início, quando Poirot revela que haverá um assassinato. O desenlace dessa informação é inquietante. À medida que a história vai se desenvolvendo, aumenta a nossa curiosidade de descobrir quem é o assassino X e quem será sua próxima vítima.

Os capítulos são curtos, permitindo-nos uma leitura rápida. O livro mantém um ritmo alucinante do começo ao fim. A tradução de Clarice Lispector ficou ótima e a linguagem é super acessível aos dias atuais.

O desfecho da trama é surpreendente, perturbador, corajoso e, principalmente, polêmico. Agatha Christie prova mais uma vez que entende de crimes como poucos. Um livro para trabalhar o cérebro, recomendado para os fãs de um bom suspense. É um espetáculo! Por fim, que caia o pano.

* Livro publicado originalmente em 1975.

6 comentários:

  1. Oi Ygo!

    Já li esse livro da Agatha Christie e gostei bastante. Só depois de ter lido o livro que vim a descobrir que se tratava de um dos últimos livros da série do Poirot. Mesmo assim foi uma leitura ótima!

    Beijo,
    Naty - Just Books.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Natália.
      Este é o último livro com o detetive Poirot. Achei um dos finais mais surpreendentes que a autora já criou. Leitura excepcional!
      Beijos!

      Excluir
  2. Adoro os livros da Agatha. Este eu não li ainda... Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Roberta. Eu sou simplesmente apaixonado pelos livros da Agatha. Quando puder, leia este. É muito bom, não vai se arrepender. Beijos!

      Excluir
  3. Hum...adorei! Estou lendo da autora O Natal de Poirot e adorando a forma como ela escreve, consegue me prender demasiadamente. ^^ Esse também parece um ótimo livro e não sabia que tinha sido traduzido pela Clarice...diva!
    Bloody Kisses
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paloma.
      Já li "O Natal de Poirot" e gostei muito. Para mim, um dos melhores. Leia "Cai o pano" também. O final é incrível.

      Excluir

AGORA QUE VOCÊ JÁ MERGULHOU NA LEITURA, DEIXE O SEU COMENTÁRIO. ELE É MUITO IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO DO BLOG. OBRIGADO!!!

Obs.: comentários ofensivos serão deletados.