domingo, 24 de setembro de 2017

[Mergulhei Fundo] - Tá gravando. E agora?


Título: Tá gravando. E agora?
Autor(a): Kéfera Buchmann
Editora: Paralela
Lançamento: 2016
Nº de páginas: 112



Kéfera Buchmann é uma das principais youtubers do Brasil. O 5inco Minutos é um dos canais com o maior número de acessos e inscritos no país. A fama da curitibana já a levou a percorrer o Brasil com seu espetáculo de teatro, apresentar dois programas de TV e a protagonizar um filme.

O sucesso de Kéfera é incontestável. Em 2015, ela lançou seu primeiro livro, Muito mais que 5inco minutos, que em agosto do ano passado alcançou a marca de 400 mil exemplares vendidos. Quer mais? Em 2016, a revista Forbes elegeu a youtuber como uma das jovens mais promissoras do Brasil.

“Desde os meus nove anos, a gente brincava de me gravar. Eu era apresentadora de um jornal que só noticiava tragédias. Ela [mãe] ficava sentada no sofá me filmando junto com uma amiguinha. Confesso que éramos um pouco dramáticas. Dávamos notícias de pessoas que tinham perdido ‘cinquenta xícaras de sangue’. É, a gente passava uma média de quantas xícaras as pessoas perdiam por acidente. Um tanto quanto doentio para ser uma brincadeira de crianças de nove anos, né?”.

Nesse segundo livro, Kéfera dá várias dicas para quem já trabalha com criação de conteúdo para o YouTube ou para quem pretende se aventurar nesse universo um dia. Ela fala sobre diversos assuntos, como: a importância do nome de um canal; programas de edição de vídeo; equipamentos necessários; bloqueios criativos e como superá-los; os prós e contras da fama; como lidar com os críticos da internet (os famosos haters); entre outros.

Uma das coisas mais interessantes do livro é a presença de depoimentos de “Kelovers” – assim são chamados os fãs da Kéfera. Algumas pessoas contam que os vídeos da youtuber ajudaram a superar momentos difíceis de suas vidas (há depoimentos bem impactantes).

“O importante é: torça para ser encontrado por pessoas que compartilhem do mesmo sentimento que você. Conteúdos bombam quando geram IDENTIFICAÇÃO. E na internet você vai ter certeza se agradou mesmo. As palmas no teatro podem ser por educação, mas na internet serão sempre verdadeiras. Se quer produzir um conteúdo, faça com TESÃO. Não para ser aplaudido, mas para se sentir realizado”.

O livro é bem curtinho e cheio de ilustrações. Terminei a leitura em poucas horas. Não achei tão divertido quanto o primeiro livro, mas deu para me manter entretido e, embora eu não tenha planos de seguir carreira de youtuber, absorvi algumas dicas importantes para a vida mesmo. Acredito que todo livro transmite uma mensagem. Esse não foi diferente.

Vilma Tereza e Kéfera Buchmann

2 comentários:

  1. Ainda não li, parece ser bem interessante :D

    https://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia! Tem mensagens interessantes, mesmo para aqueles que não pretendem seguir carreira de youtuber, como expliquei no texto.
      Beijos!
      Volte sempre.

      Excluir

AGORA QUE VOCÊ JÁ MERGULHOU NA LEITURA, DEIXE O SEU COMENTÁRIO. ELE É MUITO IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO DO BLOG. OBRIGADO!!!

Obs.: comentários ofensivos serão deletados.