terça-feira, 5 de novembro de 2024

#Resenha: "Herdeiros de um segredo"

Título: Herdeiros de um segredo

Autor(a): Rosângela R. Seixas

Ano de lançamento: 2017

Editora: (independente)

Nº de páginas: 98

*e-book enviado pela autora.


# A história

A pequena comunidade de Engenho Novo passa a correr perigo com o desaparecimento de um poderoso talismã guardado por gerações pela família de Andy Luzia. Após a morte da avó, a jovem conta com a ajuda da melhor amiga, Melissa, e dos moradores da vila para recuperar o objeto mágico e restabelecer a ordem no local.

O problema é que a história do amuleto se espalha e desperta o interesse de muitas pessoas de fora, que viajam para o povoado em busca de informações. O desafio de manter o segredo se torna ainda maior para Andy e sua família, ao mesmo tempo em que precisam descobrir quem é o “escolhido” para proteger a tão cobiçada pedra.

# Opinião

A ideia central de Herdeiros de um segredo tem muito potencial e, como destaquei no post anterior sobre o livro, causou boas impressões em mim. O problema foi o desenvolvimento. Infelizmente, deixou a desejar.

Se fosse uma obra única, em vez de a primeira de uma duologia, acredito que o resultado seria melhor. Isso porque a história acaba justamente quando começa a empolgar, como uma tentativa da autora de guardar alguns conflitos na manga para justificar uma continuação. As revelações e o embate final para recuperar a pedra mágica são eletrizantes, mas o desfecho é apressado. Eu queria mais!

Um ponto instigante do livro é a capacidade de Andy Luzia de se comunicar com sua falecida avó quando vai a um penhasco. Essa parte poderia ter sido mais explorada, até mesmo para explicar melhor os mistérios que envolvem o talismã e seus guardiões. Senti falta de mais esclarecimentos. Novamente, fiquei com a sensação de que foi proposital para a história render na segunda parte.

Outra questão que me incomodou foi a pouca naturalidade para introduzir fatos históricos no enredo. De repente, os diálogos são tomados por uma enxurrada de datas e acontecimentos marcantes de difícil assimilação. Por mais que os moradores do povoado e os pesquisadores conheçam bem o lugar, daria para ter feito uma contextualização mais sutil, intercalada e verossímil.

Agora, resta esperar a continuação para descobrir como a história termina.