domingo, 22 de dezembro de 2013

#Resenha: "O menino do pijama listrado"


Título: O menino do pijama listrado

Autor: John Boyne

Ano de lançamento: 2007

Editora: Cia. Das Letras

Nº de páginas: 192




# A história

Bruno é um menino de nove anos que mora com sua família em uma casa espaçosa em Berlim, Alemanha, no período da Segunda Guerra Mundial. Porém, em virtude dos planos que o Fúria tinha para o pai de Bruno, eles são obrigados a se mudarem para outra região.

A nova casa é menor e Bruno não tem ninguém para brincar. Até que um dia, da janela do quarto, ele vê centenas de pessoas de pijama listrado, para além de uma cerca. Elas são magras e tristes, o que deixa Bruno com um frio na barriga e muito curioso.

Bruno não sabia nada sobre o Holocausto, nem tinha noção do envolvimento de seu país em uma guerra com boa parte da Europa. Além disso, não imaginava que ali houvesse um campo de concentração e que todos aqueles que usavam pijamas listrados eram judeus.

Sentindo-se solitário, descartava a ideia de brincar com Gretel, sua irmã mais velha. Ele a considerava um “Caso Perdido”. Um dia, Bruno saiu para explorar o lugar e conheceu um garoto chamado Shmuel, que vivia do outro lado da cerca e que, coincidentemente, nasceu no mesmo dia que ele.

A amizade entre eles se intensificou. Bruno passou a sair de casa todos os dias para conversar com seu novo amigo. Até que um dia...

# Opinião

O que eu posso dizer desse livro, é que ele é, ao mesmo tempo, intenso, divertido, emocionante e ingênuo. Foi isso que eu encontrei logo nas primeiras linhas.

Eu já tinha gostado muito do filme (há pouquíssimas mudanças, ele é fiel ao livro durante a maior parte da história), achei uma das melhores adaptações que eu já vi. Na verdade, foi por esse motivo que eu decidi ler o livro.

Gostei muito da narrativa do John Boyne. Ele conta a história de um jeito suave, até um pouco infantil às vezes, mas é exatamente isso que faz desse livro uma obra tão bonita, com lições que fazem o leitor pensar e repensar sobre o significado de uma amizade verdadeira.

É um livro relativamente curto, para ser lido em um fim de semana tranquilo, sossegado. Vale muito a pena lê-lo. Recomendo!

6 comentários:

  1. Realmente o filme é muito emocionante chorei horrores....o livro com certeza é melhor, gostei muito da sua resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei bastante do livro.
      Uma das melhores leituras do ano, sem dúvida. O filme também é ótimo.

      Obrigado pela participação. Mergulhe sempre que quiser...
      Fique ligada nas novidades...

      Excluir
  2. Ygo meu amigo vou ler este livro que você nos recomenda, eu também quero te desejar um feliz natal um ano novo onde seus sonhos sejam realizados, Que Deus te abençoe em seus estudos,
    recomendações aos seus familiares, Obrigado pela amizade, forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Aguiar.
      Disponha.
      Um Feliz Natal e um próspero Ano Novo!
      Abraço!

      Excluir
  3. Esse livro é super recomendado mesmo. Já li e fiquei encantada com a escrita do autor, mas ainda não vi o filme.
    Te desejo um Feliz Natal e ótimo Ano Novo
    Beijos
    Paloma Viricio- Monólogo de Julieta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a escrita do John Boyne encanta mesmo. Recomendo que assista ao filme, não irá se arrepender.

      Um excelente Natal e um Ano Novo cheio de alegrias.
      Beijos!

      Excluir

AGORA QUE VOCÊ JÁ MERGULHOU NA LEITURA, DEIXE O SEU COMENTÁRIO. ELE É MUITO IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO DO BLOG. OBRIGADO!!!

Obs.: comentários ofensivos serão deletados.