domingo, 25 de maio de 2014

Faroeste Caboclo


Faroeste Caboclo é uma música composta por Renato Russo, lançada nos anos 80, uma década considerada “perdida” no âmbito econômico e marcada também pela transição da ditadura militar para a democracia. Neste contexto, a canção faz uma crítica social ao apresentar a história do personagem João de Santo Cristo, que larga a vida no campo para buscar seus objetivos na cidade grande.

João representa o típico brasileiro que sai da sua cidade natal para tentar a sorte em outros lugares. A história do Brasil é marcada por essa forte migração interna. O meio rural assolado pela falta de infraestrutura, deficiências nas áreas de saúde, educação e emprego, acaba desestimulando o indivíduo que sonha com um padrão de vida melhor.

Em determinado momento da música, o personagem chega ao espaço urbano. Acontece que as grandes cidades nem sempre conseguem atender às necessidades de todos. Então, muitas pessoas se enveredam pelos trabalhos informais para sobreviver, enquanto outras findam se perdendo nos negócios escusos, como é o caso de João, que viu nas drogas a oportunidade de ganhar mais dinheiro.

Vale destacar que no trecho em que é narrado este momento da vida do personagem, há uma modificação no ritmo da música. A partir de então, se sobressai o reggae, gênero musical surgido na Jamaica no fim da década de 60, caracterizado por denunciar as mazelas sociais como a fome e a desigualdade. O reggae originou-se do movimento Rastafári, que valoriza o uso de ervas como a maconha. Por isso, na sociedade, este ritmo acaba sendo facilmente associado às drogas.

Há novamente uma mudança de ritmo. A narrativa é conduzida ao som de rock, um gênero musical surgido nos Estados Unidos nos anos 50, caracterizado por ser mais agressivo. O ritmo em si já demonstra um sentimento de inquietação, libertação e revolta. Inclusive, no Brasil dos anos 80, bandas do gênero como: Barão Vermelho, Os Paralamas do Sucesso e Legião Urbana, faziam críticas à realidade do país através de suas canções.

A música segue. João conhece Maria Lúcia e se apaixona. Logo o personagem nutre o desejo de constituir família com ela. O amor traz à tona o seu arrependimento. Seria a sua tentativa de se redimir. Mas, quando ele é traído, desafia seu rival para um duelo e acaba sendo morto. Não fosse por isso, ele continuaria sua luta para ajudar o povo brasileiro, “que só faz... sofrer”.

2 comentários:

  1. Oi Ygo!
    Eu não curto Legião Urbana, mas gosto dessa música justamente por causa da história contada nela.
    Até fizeram um filme baseado nela, mas ainda não vi. Você já assistiu?

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sora.
      Ainda não tive oportunidade de assistir, mas quero muito.

      Beijos!

      Excluir

AGORA QUE VOCÊ JÁ MERGULHOU NA LEITURA, DEIXE O SEU COMENTÁRIO. ELE É MUITO IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO DO BLOG. OBRIGADO!!!

Obs.: comentários ofensivos serão deletados.