quinta-feira, 22 de novembro de 2012

#Resenha: "Querido John"


Título: Querido John

Autor: Nicholas Sparks

Ano de lançamento: 2010

Editora: Novo Conceito

Nº de páginas: 288



# A história


“Querido John” é um livro narrado em primeira pessoa, que conta a história de John Tyree, um jovem problemático que não conhecia a mãe e foi criado pelo pai, com quem não tinha um bom relacionamento. John era um aluno irregular (mas gostava de pensar, segundo ele) e quando acabou os estudos não quis se inscrever para a faculdade.

O tempo passava e John ficava cada vez mais rebelde e sem qualquer perspectiva de futuro. Começou a fumar e a beber e não conseguia ficar muito tempo no mesmo emprego.

Seu pai era um homem introspectivo, não conversava sobre outro assunto que não fosse moedas – ele era um fiel colecionador, sabia absolutamente tudo sobre elas. Mas chegou um momento que John se cansou daquelas histórias e acabou brigando com ele.

Um dia, John caiu em si e percebeu que estava infeliz. Ele só bebia, não conseguia se fixar em nenhum emprego e a sua vida amorosa também não era nada animadora. Seus relacionamentos geralmente não passavam de casos sem importância. Foi então que ele decidiu entrar para o exército e seu pai o apoiou.

Durante a licença do exército, John ficou na casa de seu pai por duas semanas. Nesse período ele conheceu Savannah Lynn Curtis, uma jovem universitária, bonita, inteligente, muito ligada à família, que adorava cavalos e se preocupava em ajudar pessoas carentes, trabalhando inclusive na construção de moradias.

Não demorou muito para os dois perceberem que estavam apaixonados. Quando a licença de John terminou, prometeram que não deixariam de se comunicar. Eles sempre escreviam cartas e garantiam que esperariam o tempo que precisasse para ficarem juntos.

John e Savannah conseguiram manter o relacionamento assim: através de cartas e alguns telefonemas de vez em quando. Parecia que a distância só ajudava a aumentar o amor que sentiam um pelo outro. Quando se deram conta, faltavam apenas alguns meses para John voltar do exército definitivamente.

Porém, algo mudaria suas vidas para sempre: os atentados de 11 de setembro. John viu-se dividido entre o amor por Savannah e o amor à pátria. Decidiu se realistar e passar mais dois anos servindo no exército. Savannah foi compreensiva. Ela entendeu que John não poderia abandonar os seus companheiros naquele momento tão difícil.

Alguns meses se passaram e muita coisa mudou. John recebeu uma carta de Savannah dizendo que... Bom, acho melhor não contar. Leiam e descubram.

# Opinião

Assim que toquei nesse livro eu percebi que iria gostar dele. A capa nos transmite uma paz tão grande, que até parecia que estava me convidando para a leitura. Então eu aceitei o convite e não me decepcionei.

Notei um detalhe que vale à pena destacar: a jovem que aparece na capa é loira e no livro a personagem é morena. Isso aconteceu porque a editora optou por fazer uma capa usando uma cena do filme e a atriz Amanda Seyfried, que interpretou Savannah nas telonas, como vocês podem ver, é loira. Mas isso não torna a história menos interessante. Como já disse anteriormente, é apenas um detalhe.

Também gostei do tom amarelado das páginas. Facilitou bastante a leitura e em nenhum momento eu senti a vista cansada ou qualquer outro tipo de desconforto.

“Querido John” foi o primeiro livro de Sparks que eu li. A forma com que ele conduz sua narrativa nos permite viajar entre as páginas e, num passe de mágica, estamos completamente envolvidos com a história.

Outro ponto positivo foi nas descrições das cenas. Sparks se preocupou com cada detalhe. Enquanto eu lia, era praticamente impossível não imaginar tudo aquilo acontecendo dentro da minha cabeça. Já que eu nunca assisti ao filme, isso ficou ainda melhor. Era como se tivesse despertado um cineasta dentro de mim.

Esse livro é viciante. Quando eu terminava um capítulo (aliás, todos sempre com ótimos ganchos), eu só pensava em ler mais um, depois o seguinte, o próximo, e assim por diante. A leitura fluiu com naturalidade. Em momento algum o autor “enfeitou” a história ou encheu linguiça. Seu texto manteve-se ágil e com a mesma intensidade da primeira à última página.

“Querido John” é uma leitura que eu recomendo. Podem mergulhar de cabeça. Eu garanto que vocês vão gostar e no final ficarão se perguntando o mesmo que eu: “Como assim, já acabou?”

4 comentários:

  1. Awn, eu meio que temo os livros do Nicholas, hahaha. Não gosto muito de chorar em livros, e sei que o Nicholas adora mesmo é fazer alguem se acabar no choro, rsrs. Awn, mas como você gostou do livro, acho que darei uma chance a ele, haha >_<'

    Boa resenha!
    Poste mais dessas! rsrs'
    Bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo post que eu vi no seu blog e pelo seu jeito, acho que você vai chorar bastante com esse livro. rsrsrs
      Dê uma chance sim. Não se arrependerá.
      Beijos!!

      Excluir
  2. Esse foi um dos livros que li, e te garanto é otimo. Mas Sparks escreveu livros ainda melhores. rsrs. Sim, ele conseguiu superar Querido Jhon. Realmene é otimo.
    Prefiro mil vezes o livro do que o filme.. o filme é sem graça..
    Cenas pobres.. Aquela cena na qual eles se beijam na casa em construção é completamente sem graça no filme..
    O livro sim é bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anhy, como eu disse na resenha, não vi o filme e sinceramente não sei se farei isso um dia. Gostei tanto desse livro que não quero me decepcionar com o filme. Nunca fazem o filme tão bom quanto o livro.
      Beijos!!
      Volte sempre...

      Excluir

AGORA QUE VOCÊ JÁ MERGULHOU NA LEITURA, DEIXE O SEU COMENTÁRIO. ELE É MUITO IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO DO BLOG. OBRIGADO!!!

Obs.: comentários ofensivos serão deletados.