quarta-feira, 21 de maio de 2014

#Resenha: "O Azarão"


Título: O Azarão

Autor: Markus Zusak

Ano de lançamento: 2012

Editora: Bertrand Brasil

Nº de páginas: 176




# A história

Com uma narrativa em primeira pessoa, “O Azarão”, primeiro livro da trilogia Irmãos Wolfe, apresenta a história de Cameron, um jovem de 15 anos, caçula entre quatro irmãos.

Steve, seu irmão mais velho, tem um estilo arrogante e eles não têm uma relação amigável. Sarah, a segunda, passa o dia todo se agarrando com o namorado no sofá. Ruben, um pouco mais velho que Cameron, é o seu irmão mais próximo. Eles passam a maioria do tempo livre arrumando confusão: planejam roubar lojas – mas os planos nunca saem do papel –, jogam futebol no quintal e até lutam boxe. Por vezes, acabam machucando um ao outro com vigor. É exatamente por essas e outras situações que eles levam tantas broncas da mãe.

Decidido a dar um novo rumo à sua vida, Cameron pede para trabalhar com o pai, que é encanador. Os serviços eram realizados aos sábados e, no primeiro dia de Cameron como assistente, ele conhece uma garota chamada Rebecca Conlon. Ele se apaixona logo de cara. Porém, sua timidez o impede de declarar seus sentimentos e ele sofre com isso. Sua mente fica repleta de dúvidas, mas a única certeza que ele tem é a de que não magoaria Rebecca. Jamais!

# Opinião

Eu nunca havia lido nada do autor Markus Zusak. Resolvi conhecer a obra dele por meio de “O Azarão” e, só depois de concluir a leitura, eu soube que o mesmo faz parte de uma trilogia. Não é um livro tão conhecido quanto A Menina que Roubava Livros, best-seller do mesmo autor, aclamado por tantos leitores. Mas as horas que dediquei mergulhando na leitura desse livro valeram a pena.

Em forma de diário, Zusak explora os dramas do protagonista Cameron Wolfe com precisão, apresentando ao leitor os conflitos típicos da adolescência de forma sutil e descontraída. O final de cada capítulo traz um sonho de Cameron. Alguns são tão improváveis que se tornam cômicos. Em poucas páginas, a história de Cameron me fisgou e eu tive a sensação de estar o tempo todo conversando com ele.

A trama é bem simples e a leitura fluiu agradavelmente. Recomendo esse livro para quem deseja embarcar no mundo juvenil. Quem procura uma história leve, divertida, no melhor estilo Sessão da Tarde, também é uma ótima dica.

9 comentários:

  1. Markus Zusak é um dos meus escritores preferidos mesmo tendo lido apenas A Menina Que Roubava Livros, que pra mim é o melhor livro que ja lí, acredito que suas outras obras sigam esse mesmo exemplo !! Beijos, Polliana.
    http://www.vicioempaginas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Polliana, eu gostei da escrita do autor.
      Ainda não li "A Menina Que Roubava Livros", mas pretendo mudar isso logo.
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Ygo!

    Ainda não li essa trilogia do autor mas já li dois livros dele e posso dizer que gosto muito de sua escrita. Além de A Menina Que Roubava Livros, Eu Sou o Mensageiro também é um livro incrível, mas pouco conhecido, que super recomendo.

    Adorei sua resenha ;)

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Naty.

      Eu já ouvi falar muito bem de Eu Sou o Mensageiro. Vou anotar a dica. Obrigado!

      Beijos!

      Excluir
  3. Olá Ygo,
    um livro que tenho de ler porque a sua opinião fez com que parecesse um livro fantástico. E neste momento preciso de ler mais livros para ganhar inspiração para o meu segundo projecto.
    Muito agradecida.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bastos.
      Que bom que você gostou. É um ótimo livro. Beijos!

      Excluir
  4. Ygo Maia, queria agradecer todo o seu apoio e se o meu livro fosse publicado era mesmo muito gratificante ler uma crítica sua :)

    Beijinhos

    thatstory1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. A estoria do livro parece ser boa e leve o tipo de romance para ser ler em um sábado a tarde de chuva =) Quem sabe eu não tenha a oportunidade de lê-lo no futuro...

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"
    Participe do Sorteio do Livro DAHRIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro leve mesmo. Para ser lido sem compromisso.
      Leia sim. Beijos!

      Excluir

AGORA QUE VOCÊ JÁ MERGULHOU NA LEITURA, DEIXE O SEU COMENTÁRIO. ELE É MUITO IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO DO BLOG. OBRIGADO!!!

Obs.: comentários ofensivos serão deletados.