segunda-feira, 31 de outubro de 2016

A magia dos sorrisos e risadas - Parte II

OI OI OI, mergulhadores!

É hora de continuar falando sobre a magia dos sorrisos e risadas, tendo como base o capítulo 3 do livro Desvendando os segredos da linguagem corporal, de Allan & Barbara Pease. Confiram o post anterior clicando aqui.



O riso levado a sério


Rir ou sorrir causa um surto de atividade elétrica em uma parte da “zona feliz” do hemisfério esquerdo do nosso cérebro. A produção deliberada de sorrisos e risadas aproxima a atividade cerebral da felicidade espontânea.

O riso estimula a produção de endorfinas, analgésicos naturais do corpo e agentes da sensação de bem-estar que ajudam a aliviar o estresse e a curar doenças. As endorfinas são substâncias químicas liberadas pelo cérebro quando rimos. Com uma composição química similar à da morfina e da heroína, produzem um efeito tranquilizante sobre o corpo, ao mesmo tempo em que reforça o sistema imunológico.

Chorar de rir

No âmbito psicológico, o riso e o choro estão intimamente ligados. Pessoas que têm dificuldade em rir, nos momentos difíceis costumam recorrer às drogas e ao álcool para obter a mesma sensação produzida pelas endorfinas liberadas pelo riso.

Ao ver alguém sorrindo, sorrimos também. Quando cercados de pessoas tristes, tendemos a imitar suas expressões taciturnas. O choro é muitas vezes a extensão de um acesso de riso. Por isso que em uma crise emocional, a pessoa pode começar a rir. Quando a realidade vem à tona, o riso se transforma em choro.

A sala do riso

Na década de 1980, diversos hospitais americanos introduziram o conceito de “sala do riso”. Os hospitais destinaram salas cheias de livros de humor, filmes de comédia e tapes humorísticos e programaram visitas regulares de comediantes e palhaços aos pacientes.

Resultados: melhora na saúde dos pacientes e redução do tempo médio de hospitalização; redução do número de analgésicos requeridos pelos pacientes que sofriam de dor e facilidade no tratamento de todos os demais.

Sorrisos e risadas criam vínculos


A probabilidade de o riso acontecer em situações sociais é 30 vezes maior do que quando a pessoa está sozinha. Somente 15% do nosso riso tem a ver com piadas. O riso está mais relacionado à criação de vínculos. A ocorrência do riso, assim como sua frequência e duração, é muito maior em situações de interação social.

O humor vende


Acrescentar humor aos anúncios faz crescer as vendas. O humor aumenta tanto a probabilidade de os consumidores aceitarem as afirmações de um anunciante, quanto a credibilidade da fonte, o que significa que os anúncios engraçados com pessoas famosas são mais eficientes.

6 comentários:

  1. Muito bom esse livro...ele trata de forma técnica aquilo que aparentemente é tão comum. Nunca iria imaginar ter um estudo sério por trás disso. Eu já vi esses palhaços no hospital...eles fazem belos trabalhos ainda mais na ala infantil.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paloma.
      Sim, também fiquei surpreso com o livro. Ah, o trabalho dos palhaços em hospitais é incrível mesmo.
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Ygo!
    Estou adorando esta série de posts. Eu acho que nunca vou recorrer a álcool e drogas então, porque sou dessas que escorre até lágrima quando estou dando risada!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sora.
      Que bom que está gostando. Chorar de rir é muito bom mesmo. KKKK
      Beijos!

      Excluir
  3. Ygo meu amigo passei para observar suas resenhas...como sempre ótima parabéns! Meu amigo desde 2009 eu também visito um blog de uma jovem jornalista do Rio Grande do Sul: Blog estante da NIne..esta jovem estava fazendo faculdade quando iniciou com o seu blog. Muitas vezes ela postava suas resenhas, muito bem, ótimas!!!!mas eu comentava com ela que era precisa mais espaço para escritores nacionais, coisa que você faz muito bem dando espaço e oportunidades para entrevistas...falei a ela sobre AUGUSTO CURY e seus livros etc....ela me disse que a mãe dela lia...mas nunca deu a oportunidade a este escritor. Ele já vendeu mais de 30 milhões e exemplares, seus livros foram traduzidos para 70 países, Ygo agora eu quero ver a Worner vai publicar na tela um filme baseado em sua obra: O vendedor de sonhos, eu creio que agora muitos irão comprar sua obra. OS Norte Americanos compraram...Ygo não eu o seu caso, mas muito blogueiros nacionais só dão espaço os de outras nacionalidade, nada contra!!! Me parece que o filme será lançado em dezembro : O vendedor de Sonhos...Agora muitos irão comprar!!!! Se os Americanos compraram!!!!! Forte abraço meu amigo sucesso em seus estudos!!!!!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aguiar.
      Muito obrigado pelo comentário. Com relação ao filme, assisti ao trailer e até compartilhei na página do blog no Facebook. Acho que vai ser muito bom!
      Abraço!

      Excluir

AGORA QUE VOCÊ JÁ MERGULHOU NA LEITURA, DEIXE O SEU COMENTÁRIO. ELE É MUITO IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO DO BLOG. OBRIGADO!!!

Obs.: comentários ofensivos serão deletados.