domingo, 2 de junho de 2013

O perfil dos noveleiros

avenida brasil e guerra dos sexos


Certo dia, um professor da faculdade começou a falar sobre novelas e afirmou que o público com poucas condições financeiras não gosta de ver gente pobre na televisão, pois a realidade deles já era muito difícil e causava desconforto ver aquilo sendo retratado em um programa de entretenimento. Segundo ele, a classe C gosta de assistir às novelas que exibem casarões luxuosos, pessoas ricas, empresas e belos carros. Será que as coisas funcionam assim mesmo?

Defendo uma teoria diferente e escolhi alguns exemplos para argumentar: a novela “Guerra dos Sexos” (2012/2013), de Silvio de Abreu e a novela “Avenida Brasil” (2012), de João Emanuel Carneiro, ambas da Rede Globo.

Guerra dos Sexos: o luxo


Vou começar falando sobre Guerra dos Sexos. O folhetim exibido na faixa das 19h não encantou o grande público e ficou longe de repetir o sucesso da versão original dos anos 80. O autor disse, antes mesmo da estreia, que era um novo produto, pois o Brasil havia mudado e isso exigia algumas adaptações no roteiro.

As adaptações parecem ter ficado restritas ao espaço conquistado pela mulher no século XXI. E o resto? Provavelmente os resultados seriam melhores se fosse levado em conta que os noveleiros de hoje preferem acompanhar outros tipos de conflitos na telinha e que a classe média ganhou visibilidade.

Guerra dos Sexos pecou por mostrar em excesso uma realidade elitizada que não agrada mais. Ainda que existisse o núcleo pobre da novela — destaque para Drica Moraes pela composição de sua personagem Nieta —, o foco principal da trama não convencia. Eram muitos diálogos sobre orçamentos de lojas, faturamento, gastos, herança, ou seja, muitos números e muita burocracia.

Avenida Brasil: o lixo


Do outro lado está o fenômeno Avenida Brasil, a novela das 21h que parou o país. Poucas vezes tivemos a chance de acompanhar uma novela tão popular quanto esta. Alguns personagens pareciam ser nossos vizinhos, como o Leleco (Marcos Caruso), que se sentia um garotão e adorava jogar sinuca no bar com os amigos. E o “Divino” — bairro fictício — tinha características muito semelhantes a vários bairros do Brasil.

O folhetim também tinha o núcleo rico que vivia na Zona Sul do Rio de Janeiro, mas o foco dos conflitos não era a burocracia de uma empresa. Quando Cadinho (Alexandre Borges) perdeu todo o seu dinheiro e se mudou para o Divino com suas três mulheres: Alexia (Carolina Ferraz), Noêmia (Camila Morgado) e Verônica (Débora Bloch), a novela ficou ainda melhor e a trama concentrada em um bairro que era a cara do Brasil, contribuiu para o sucesso.

Sendo assim, não dá mais para dizer que (toda) a classe média quer ver gente milionária nas novelas. Não é à toa que em Salve Jorge (2012/2013), assinada por Glória Perez, o núcleo da distinta família Flores Galvão, da Dona Leonor (Nicette Bruno), tenha sido ofuscado pelo núcleo do Complexo do Alemão, comandado por Maria Vanúbia (Roberta Rodrigues), Pescoço (Nando Cunha) e companhia.

Quanto menos terno e gravata... melhor!

E então, noveleiros que também gostam de ler, curtiram o post? Aproveitem para conferir também o especial "Top 5: Quem matou?". 

7 comentários:

  1. Olá Ygo vc mencionou uma entrevista comigo,não é? Nada me deixaria mais orgulhosa! Adoro leitores ativos ^^

    http://joicy-santos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ygo.
    Ótima postagem, não curto novelas, mas confesso que o final de avenida brasil eu vi rsrsrs.
    Postagem divulgada no Portal Teia.
    Até mais meu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!
      Avenida Brasil foi um grande fenômeno da TV Brasileira.
      Volte sempre!

      Excluir
  3. Interessante esse ponto de vista sobre as novelas. Não vejo porque não gosto mesmo.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volte sempre, Paloma!!
      Obrigado por participar...
      Beijos!!!

      Excluir
  4. Eu não vejo novelas, mas sempre achei que as pessoas gostam de ver elas mesmas lá, pois sem o personagem é o coitadinho, é como se não tivessem que trabalhar e estudar para serem os "mocinhos".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca tinha pensado nisso, cath's.
      (:

      Abraços!!!
      Seja bem-vinda ao blog...
      Volte sempre que quiser.

      Excluir

AGORA QUE VOCÊ JÁ MERGULHOU NA LEITURA, DEIXE O SEU COMENTÁRIO. ELE É MUITO IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO DO BLOG. OBRIGADO!!!

Obs.: comentários ofensivos serão deletados.