quarta-feira, 26 de março de 2014

[Mergulhei Fundo] - A ditadura da beleza e a revolução das mulheres

Foto: Ygo Maia

Título: A ditadura da beleza e a revolução das mulheres
Autor: Augusto Cury
Editora: Sextante
Ano: 2005
Nº de páginas: 205


“No passado, as pessoas eram aprisionadas por algemas de ferro; hoje, por algemas emocionais. Qual é a pior escravidão?”. (p. 43)

No que vocês pensam quando veem a sigla PIB? Acredito que a resposta é unânime: Produto Interno Bruto. Porém, a sigla tem outro significado neste romance de Augusto Cury.  Ela denota uma síndrome que atinge milhares de mulheres e adolescentes ao redor do mundo: o Padrão Inatingível de Beleza.

O livro conta a história da adolescente Sarah, uma modelo de sucesso, filha de Elizabeth, editora da revista Mulher Moderna, dos Estados Unidos. Na busca por uma aparência física impecável, Sarah se torna uma jovem deprimida, agressiva e amarga. A situação se agrava e ela resolve tirar a própria vida, mas sua mãe consegue impedi-la.

“Os jornalistas e as jornalistas são poetas da vida, mas o falso ideal de belo difundido na mídia mundial tem estuprado a relação da mulher com seu corpo e com a vida”. (p. 57)

No geral, a proposta do autor é defender e valorizar a figura da mulher. Baseado em sua experiência como psiquiatra e usando dados reais para a construção do romance, Cury aponta a mídia como uma das responsáveis por essa insatisfação de mulheres e adolescentes pelo próprio corpo.

Faltando pouco mais de cinquenta páginas para o término do livro, fui surpreendido por uma reviravolta. Eu estava começando a ficar cansado da história, mas o autor deu um novo rumo à mesma e os resultados foram bastante positivos. O final é bem previsível, mas traz uma bela mensagem às mulheres.

“A loucura da ditadura da beleza transformou a exceção na regra, gerando um delírio coletivo em busca de um objetivo inalcançável”. (p. 143)

Eu já havia lido três livros de Augusto Cury e apenas um me agradara. Achei que ele merecia mais uma chance e, para isso, nada melhor que uma história alicerçada por uma causa nobre: a autoestima das mulheres. Porém, novamente me incomodou o uso constante de frases de efeito. Inclusive, várias delas eu já conhecia dos outros livros do autor. As mesmas que me causaram sonolência. Fora isso, a leitura valeu.

2 comentários:

  1. Minha mãe é super fã do autor e morre de vontade de ler o livro!
    Eu não curto muito o gênero, mas acho interessante o trabalho dele.


    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Inês.
      Esse livro é um romance, diferente dos outros livros que eu li do autor. Teve seus pontos negativos, mas eu gostei da leitura. Acho que vocês, mulheres, iriam adorar a história.
      Beijos! Volte sempre ao blog.

      Excluir

AGORA QUE VOCÊ JÁ MERGULHOU NA LEITURA, DEIXE O SEU COMENTÁRIO. ELE É MUITO IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO DO BLOG. OBRIGADO!!!

Obs.: comentários ofensivos serão deletados.