domingo, 8 de fevereiro de 2015

[Mergulhei Fundo] - Amor a céu aberto


Título: Amor a céu aberto
Autor(a): Flora Figueiredo
Editora: Novo Século
Ano: 2010
Nº de páginas: 80



“A reflora é permanente,
desde que você não tente avançar.
Evite pisar no meu canteiro”. (Fronteira)

O título desse livro de poesias de Flora Figueiredo, caiu como uma luva. Em cada verso, podemos notar que a alma da autora esteve completamente entregue, despida. Suas palavras exalavam amor ao ar livre, a céu aberto, verdadeiramente. Flora escreve com paixão – algo que eu já havia observado em sua outra obra, Limão Rosa.

Ela fala de perda, de angústia e de amor, com muita profundidade. Mostra também sua versatilidade ao escrever poesias com toques sutis de humor. Na montanha-russa que é Amor a céu aberto, o leitor tem a oportunidade de se emocionar com uma poesia romântica e, na página seguinte, abrir um sorriso com rimas divertidas de temas cotidianos.

   
Fórmula do Haicai, de Guilherme de Almeida*

“Não se encabule.
A lágrima nada mais é que simplesmente
uma emoção que precisou fazer xixi”. (Diurético)

Uma das coisas que me chamou mais atenção foi o ritmo que Flora imprimiu a cada poesia. A sensação que nós temos é de que as palavras estão dançando. A autora conta as histórias através das poesias, todas muito bem encorpadas, com início, meio e fim. Essa fluidez foi, justamente, uma das razões para eu ter lido o livro inteiro em minutos. 

“A fila amanhã chega sabendo
que a esperança, por prudência, está dormindo,
pois a porta, antes de abrir, já está fechando”. (A fila)

Agradeço muito pela minha curiosidade ao navegar pela internet e descobrir o trabalho de Flora Figueiredo. Já estou de olho em outros livros que ela publicou, louco para mergulhar de novo em seus versos. Recomendo!

*Haicai: pequeno poema de três versos, de cinco, sete e cinco pés métricos, respectivamente. Em 1936, Guilherme de Almeida acrescentou-lhe a rima fixando a fórmula.

E aí, gostaram? Deixem as opiniões de vocês nos comentários. Até a próxima!


2 comentários:

  1. Ygo meu amigo, passei para observar, gostei muito do que vi, vou ler os livros da Flora Figueiredo, tudo bem contigo? E os estudos? Sucesso, forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aguiar.
      Que bom que gostou. Leia mesmo os livros dessa autora. Você vai adorar, com certeza. Está tudo bem. Obrigado por se preocupar.
      Abraço!!!

      Excluir

AGORA QUE VOCÊ JÁ MERGULHOU NA LEITURA, DEIXE O SEU COMENTÁRIO. ELE É MUITO IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO DO BLOG. OBRIGADO!!!

Obs.: comentários ofensivos serão deletados.