quarta-feira, 10 de maio de 2017

[Mergulhei Fundo] - Fim


Título: Fim
Autor(a): Fernanda Torres
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2013
Nº de páginas: 208


“Em casa, vou de corrimão em corrimão, tateio móveis e paredes, e tomo banho sentado. Da poltrona para a janela, da janela para a cama, da cama para a poltrona, da poltrona para a janela”. (p.13)

O livro conta a história de cinco velhos amigos cariocas: Álvaro, que vive sozinho; Sílvio, que não larga as drogas; Ribeiro, o atlético; Neto, o marido fiel; e Ciro, o galã da turma. Eles têm características bem diferentes entre si, mas o que os une são as aventuras vividas no passado e que, agora, no último estágio de suas vidas, não passam de lembranças. Isso inclui música, álcool, mulheres, drogas etc.. Todos eles fizeram algo de que se arrependeriam mais tarde, mas também passaram por momentos que eles adorariam reviver.

“Eu tenho medo de dar palpite sobre a cor da pele das pessoas. Até Monteiro Lobato, que é o Monteiro Lobato, foi tachado de racista”. (p.19)

Fernanda Torres apresenta uma narrativa cheia de sarcasmo e deixa de lado o politicamente correto. Vou logo avisando que para ler esse livro é recomendável se livrar dos preconceitos, manter a mente aberta de verdade. Ao se desprender do moralismo, o leitor pode encarar a obra com mais leveza e se divertir com as tiradas da autora. Caso contrário, o risco de se frustrar é enorme.

“As outras duas vieram para cima de mim sem nem perguntar se eu queria, o Ciro começou a gemer atrás da parede, enquanto a argentina gritava: Más rápido, más rápido! Brochei gloriosamente”. (p.22)

Fim é um livro muito engraçado. Eu me peguei rindo alto diversas vezes. Poderia ter sido um dramalhão, já que a história retrata os últimos momentos de cinco amigos, mas a autora apostou no bom humor e o resultado foi um belo livro de estreia. A mensagem que eu tirei dele é que as pessoas devem aproveitar plenamente cada instante da vida, pois ninguém sabe quando será o fim. E isso, os protagonistas do livro fizeram bem. Cada um do seu jeito, claro, mas fizeram. Carpe diem.


Fernanda Torres lê trecho de "Fim", seu primeiro romance. Assista aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGORA QUE VOCÊ JÁ MERGULHOU NA LEITURA, DEIXE O SEU COMENTÁRIO. ELE É MUITO IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO DO BLOG. OBRIGADO!!!

Obs.: comentários ofensivos serão deletados.