segunda-feira, 10 de junho de 2019

Livros de Agatha Christie: 5 finais de cair o queixo


Olá, mergulhadores!

A quantidade de resenhas de livros de Agatha Christie aqui no blog tem uma explicação muito simples: ela é a minha escritora estrangeira favorita. No post de hoje, eu venho falar um pouco sobre cinco obras da Rainha do Crime com os finais mais surpreendentes. Bora lá?



Livros de Agatha Christie com os melhores finais



O grande barato de ler romances policiais é tentar adivinhar a identidade do criminoso, o que nem sempre é uma tarefa fácil. Já vi pessoas se queixarem de que alguns escritores não dão chance para os leitores desvendarem o mistério, mas não acredito que Agatha Christie se encaixe nesse grupo.

Nos livros dela, andamos lado a lado com o detetive durante as investigações — ou seja, temos acesso às mesmas informações que ele. A questão é que, geralmente, não prestamos atenção aos detalhes. Por vezes, a gente precisa até voltar algumas páginas para ver o que passou batido.

Quase todos os livros de Agatha Christie que eu li até hoje apresentam desfechos de cair o queixo. Abaixo, vou mostrar cinco que são dignos de aplausos. Mergulhem comigo!

1. Morte na praia


O final de Morte na praia é um tapa na cara dos leitores. Ficamos até as últimas páginas tentando descobrir quem matou a ex-atriz Arlena Stuart. Para o meu espanto, o assassino é o personagem que eu descartei de imediato, pois tinha um álibi aparentemente perfeito. Grande ingenuidade minha.

2. O Natal de Poirot


Um homicídio tão bem planejado merece uma resolução à altura, como ocorre em O Natal de Poirot. O cenário da morte do Sr. Lee é o seguinte: porta trancada por dentro, janelas travadas porque ficaram muito tempo fechadas, e sem arma do crime no local. É um quebra-cabeça!   

3. Encontro com a morte


Ao ler Encontro com a morte, a gente até consegue sentir a angústia dos parentes da autoritária Sra. Boyton. Após passar anos infernizando a vida de todos, ela é assassinada durante uma viagem da família pelo Oriente Médio. Os diálogos são a chave para resolver o caso, mas eu falhei de novo.

Atenção: o livro contém um spoiler de Assassinato no Expresso do Oriente, um clássico da autora.

4. Cai o pano


Das obras citadas neste post, Cai o pano é a que mais foge dos clichês dos romances policiais. Claro que nunca esperamos que os livros de Agatha Christie sejam óbvios, mas ela se supera aqui. Na época da publicação, em 1975, saiu até uma nota na primeira página do The New York Times.

5. Os crimes ABC


Pouco antes do final do livro Os crimes ABC, eu achei que já tinha matado a charada. O assassino em série desafia Poirot por meio de cartas anônimas, e esse é seu maior erro. Tudo caminha em uma direção e, do nada, o jogo vira completamente. O baixinho belga não brinca em serviço!

Agora vocês já sabem quais são os livros de Agatha Christie com os desfechos que mais me surpreenderam positivamente. Gostaram da minha lista? Então aproveitem a visita e confiram também os 5 melhores “Quem matou?” das novelas brasileiras.

2 comentários:

  1. Agatha Christie suspensa ...sempre suspense! Gostei muiito da lista, abraço museu amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, J.F.Aguiar.
      Que bom que você gostou. Eu amo os livros dela <3
      Abraço!

      Excluir

AGORA QUE VOCÊ JÁ MERGULHOU NA LEITURA, DEIXE O SEU COMENTÁRIO. ELE É MUITO IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO DO BLOG. OBRIGADO!!!

Obs.: comentários ofensivos serão deletados.