domingo, 22 de junho de 2014

#Filme: Rede de Intrigas


Título no Brasil: Rede de Intrigas

Título original: Network

País de origem: EUA

Idioma: Inglês

Gênero: Drama

Direção: Sidney Lumet

Duração: 121 min

Ano: 1976




Sobre o filme

A audiência do principal telejornal da UBS começa a declinar e a emissora resolve demitir o âncora Howard Beale (Peter Finch). Como forma de protesto, ele anuncia que irá se matar diante das câmeras. A polêmica faz os números de audiência subirem e a diretora de programação, Diana Christensen (Faye Dunaway), enxerga a oportunidade de transformar o telejornal no carro-chefe da emissora e, consequentemente, aumentar o faturamento da rede.

Surge assim o The Howard Beale Show, um programa sensacionalista apresentado por um homem que expressa a sua revolta com o sistema e persuade os telespectadores a agirem como ele. O “profeta louco”, como ficou conhecido o apresentador, se tornou um dos responsáveis pelo melhor momento da emissora desde o seu surgimento, conquistando números expressivos de audiência e bom retorno financeiro.

Tempos depois, com o programa já consolidado, Howard Beale passa a demonstrar sinais de insanidade. Os produtores percebem que deram muita liberdade ao apresentador, sobretudo quando ele começa a denunciar, ao vivo, os interesses envolvendo a emissora e as corporações associadas a ela. A crise se instala nos bastidores e as consequências refletem nos números de audiência, que voltam a cair.

A ambiciosa Diana Christensen se reúne com os demais dirigentes da UBS para discutir o futuro do The Howard Beale Show. Eles chegam ao consenso de que o problema está em seu apresentador e que precisam encontrar uma solução para o desgaste do programa. A intervenção seria feita em grande estilo, afinal, o show teria que continuar.

Rede de Intrigas faz uma crítica ríspida aos programas sensacionalistas da TV. O filme discute a falta de ética dos produtores que utilizam quaisquer artifícios para alcançar índices satisfatórios de audiência, sem se preocuparem com os efeitos negativos que os conteúdos irresponsáveis possam provocar no telespectador.

O The Howard Beale Show é transformado em um verdadeiro circo para atrair a atenção do público. A loucura do apresentador é explorada ao máximo e ele passa a ser a atração principal. O jornalismo e o entretenimento se misturam, sendo difícil de identificá-los separadamente no decorrer do programa. O que fica nítida é a inversão de foco, uma vez que a ênfase que deveria ser dada à notícia se volta para o apresentador Howard Beale.

Faye Dunaway como a ambiciosa Diana Christensen
Destaque

A personagem que movimentou a história foi Diana Christensen, sempre com ótimas cenas. A atuação de Faye Dunaway (foto) merece destaque. A atriz interpreta uma diretora de programação capaz de qualquer coisa para conseguir audiência. No começo, o que vemos é uma mulher que se dedica fervorosamente ao trabalho, abrindo mão de tudo pelo sonho de atingir “30 pontos”. O comportamento inicial da personagem ganhou minha admiração. Entretanto, minha opinião mudou a partir do momento que eu percebi que ela estava completamente obcecada e deixando a ética em segundo plano.

Considerações finais

Apesar de ter sido lançado nos anos 70, ao ver o filme é possível refletir sobre os meios de comunicação da atualidade, sendo que o programa de Howard Beale guarda várias semelhanças com programas que temos na TV brasileira. Recomendo esse filme, principalmente, aos estudantes de jornalismo e àquelas pessoas que se interessam por televisão. Até a próxima!

2 comentários:

  1. Hum...gostei bastante! Se não me engano eu vi esse filme em uma aula na faculdade. É muito bom e faz refletir bastante sobre o sensacionalismo atual como vocês disse.
    Bloody Kisses
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paloma.
      Também vi o filme na faculdade. É exatamente isso que você falou: um filme para refletir sobre o sensacionalismo.
      Beijos!!!

      Excluir

AGORA QUE VOCÊ JÁ MERGULHOU NA LEITURA, DEIXE O SEU COMENTÁRIO. ELE É MUITO IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO DO BLOG. OBRIGADO!!!

Obs.: comentários ofensivos serão deletados.