terça-feira, 17 de março de 2015

Campanhas sociais na série "As visões da Raven"

Oi, mergulhadores de plantão!

Hoje o post é sobre algumas campanhas sociais realizadas na série americana That’s so Raven (As visões da Raven), que acredito que todos vocês conhecem. Quando eu era mais novo, acompanhava os episódios regularmente.



Sobre a série As visões da Raven


Protagonizado pela atriz e cantora Raven-Symoné, o seriado conta basicamente as aventuras de Raven Baxter, uma adolescente que tem o poder de prever o futuro. O problema é que nem sempre ela interpreta as suas visões corretamente e acaba vivendo altas confusões (como diria o narrador da Sessão da Tarde).

Além da comédia, alguns episódios tratam de temas importantes para a sociedade. Isso é muito utilizado também nas telenovelas. Autores como Glória Perez e Manoel Carlos costumam lançar um pouco de luz sobre determinados assuntos, como: drogas, violência doméstica, doação de órgãos, tráfico de pessoas, homossexualidade, câncer, entre outros. 

O nome dado a essa prática é merchandising social. A intenção não é resolver todos os problemas imediatamente, mas abrir espaço para a discussão e alertar o público. Muitas vezes, funciona.

Assuntos sérios abordados nos episódios  


Pensando nisso, escolhi alguns episódios da série “As visões da Raven” que incluíram temas sociais relevantes. Espero que vocês gostem. Confiram!

1. Ditadura da beleza



Raven prevê que desfilará usando um vestido que ela mesma fez. No entanto, as coisas não acontecem como o previsto, pois a organizadora do evento diz que ela está “acima do peso”.

Vestir manequim 34 é o ideal? O mundo da moda acaba desestimulando as mulheres que não se encaixam nesse “padrão” de beleza. Ao final do episódio da série, a mensagem transmitida foi que ninguém tem o direito de dizer o que você deve vestir. O importante é você se sentir bem e se aceitar do seu jeito.

Aqui no Brasil, Augusto Cury escreveu um livro falando sobre esse Padrão Inatingível de Beleza (PIB). Recomendo a leitura!


2. Tabagismo na infância e na adolescência



Na visão de Raven, seu irmão Cory (Kyle Massey) está segurando um maço de cigarros. Ela logo se desespera, preocupada com a saúde dele. Na verdade, a fumante da história era a namorada de Cory. Ele estava interessado mesmo era no videogame.

O episódio faz um alerta sobre os perigos do cigarro. Os personagens envolvidos são bem jovens, o que torna o fato ainda mais sério. Além da preocupação com a saúde, há o lado bonito da relação entre irmãos e como é importante existir essa parceria e essa instrução da parte de uma pessoa mais experiente. 

3. Meio ambiente e alimentação saudável


Raven tem uma visão e descobre que a comida fornecida no refeitório do colégio vem de uma fábrica sem a menor preocupação com o meio ambiente. Ela então faz uma “palestra” para os alunos, explicando o mal que aquela comida está fazendo.

Demora um pouco até eles se convencerem de que as espinhas adquiridas nos últimos tempos, as roupas apertadas, a indisposição após as refeições, entre outros sintomas, são causados por aquela comida "maravilhosa" que tanto adoram. 

O episódio desempenha duas funções importantes: de alertar os jovens sobre o valor de ter uma alimentação saudável, para não sofrer as consequências no futuro; e de denunciar as indústrias que poluem o meio ambiente.

4. Racismo no mercado de trabalho



Após não ter conseguido um emprego em uma loja de roupas, Raven descobre, por meio de uma visão, que não foi contratada por causa da cor da sua pele. Ela sente o choque do preconceito, mas decide denunciar o ato de racismo.

Esse foi um dos episódios de que eu mais gostei. A gente se coloca no lugar de Raven e percebe a dor que uma atitude racista pode causar. Em um dado momento, ela diz: “Eu sabia que o preconceito existia, mas eu não imaginava que pudesse doer tanto”. 

A série é americana, mas a denúncia também vale aqui no Brasil, onde temos vivenciado casos abomináveis de discriminação em várias esferas da sociedade.

Espero que tenham gostado do post. Deixem nos comentários a opinião de vocês sobre essas campanhas sociais e, caso tenham vivenciado alguma experiência parecida, compartilhem. Até a próxima e



4 comentários:

  1. Olá, Ygo!!
    Eu A-M-A-V-A essa série! hahaha Era uma das minhas preferidas. A Raven na verdade tem um papel muito importante na infância de muitos, acredito, por ser uma das únicas protagonistas de séries negra e "gordinha", se é que podemos falar assim. Só isso já trazia uma discussão interessante sobre raça, por exemplo, e, como você mesmo exemplificou, ela ainda corria atrás de pautar discussões de mais assuntos!

    Adorei o post, talvez por ser de uma série que marcou tanto minha infância!
    Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Arine-san.
      Essa é uma série que eu curtia demais e que marcou minha infância também. Você tocou em um ponto interessante. Realmente, poucas séries apostam em protagonistas com o "perfil" da Raven.
      Abraço!

      Excluir
  2. Gostaria de saber nome dese episódio ai que ela sofre discriminação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      O nome no Brasil é "Cores verdadeiras". Ele é o 10º episódio da 3ª temporada.

      Abraço!

      Excluir

AGORA QUE VOCÊ JÁ MERGULHOU NA LEITURA, DEIXE O SEU COMENTÁRIO. ELE É MUITO IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO DO BLOG. OBRIGADO!!!

Obs.: comentários ofensivos serão deletados.