segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Revisor de texto consegue ler por diversão?

Olá, mergulhadores!

Já tem um tempo que eu não consigo colocar meus mergulhos em dia nem publicar aqui no blog com a frequência de antes. Então, algumas semanas atrás, fiz a mim mesmo a seguinte pergunta: será que revisor de texto consegue ler por diversão? Bom, levando em conta que isso varia de pessoa para pessoa, vou responder com base na minha experiência. Confiram!



O revisor de texto e o desafio de ler por diversão



Para quem pegou o bonde andando, lá vai uma breve explicação:

Desde o final de 2017, estou vivendo algo que nunca passou pela minha cabeça. Comecei a trabalhar com revisão textual e me encontrei na carreira de freelancer. Tenho uma rotina que exige muito de mim, mas nada perto do terror do meu primeiro emprego com carteira assinada.

A questão é que, como eu disse no começo, minhas leituras ficaram comprometidas. Quando finalmente tenho um espaço no meu dia para ler algum livro da estante ou um e-book, tento aproveitar ao máximo. No entanto, venho observando que muitas coisas mudaram.

Será que eu, revisor de texto, consigo ler por diversão? Vamos ver os dois lados da moeda.

O lado bom


O contato diário com textos sobre os mais diversos temas me faz absorver muito conhecimento. Como o objetivo é entregar o melhor conteúdo possível para os leitores, também faço pesquisas para entender os assuntos abordados. A partir daí, vejo o que posso alterar para aprimorar os artigos.

Essa prática é positiva porque amplia o meu senso crítico e me tira (muito ou pouco) da ignorância em relação a certos assuntos. Quando estou lendo livros, principalmente os que falam de coisas distantes da minha realidade, é mais fácil entender a mensagem que o(a) escritor(a) quer transmitir.

Um exemplo básico: ao ler a obra Por que Eu?, da parceira Sinélia Peixoto, tive que fazer uma pausa para perguntar a uma amiga o que era um “vestido tubinho”. Insatisfeito com a explicação, fui ao Google Imagens para ter uma ideia mais clara de como a protagonista estava vestida.

Talvez eu curtisse bem mais a história se mergulhasse naquela leitura hoje em dia, pois já revisei alguns textos que me ensinaram bastante sobre moda feminina em geral.

O lado ruim


É aquele velho clichê de que “nem tudo são flores”. Atuar como revisor freelancer também traz impactos que eu considero negativos quando me encontro na posição de leitor. O principal é relacionado à dificuldade de manter a concentração nas tramas apresentadas nos livros.

Como todos devem imaginar, um ponto importante do meu trabalho é corrigir erros gramaticais. Então, na hora de ler uma obra qualquer, a tentação de “caçar” os deslizes é enorme. O pior é focar nisso a ponto de perder a conexão com os personagens e não aproveitar o enredo (ou parte dele).

Um detalhe curioso é que nem sempre se trata de notar uma falha e ficar incomodado, mas de perder tempo pensando em outras maneiras de construir uma frase. Se o livro passou por uma revisão e saiu daquele jeito, pode ter sido apenas por uma questão de estilo do revisor. Paciência.

Enfim, eu espero conseguir deixar meu lado profissional em um cantinho que não atrapalhe o meu hobby. O fato de ser revisor de texto não pode me impedir de ler por diversão, concordam? Deixem comentários com a opinião de vocês sobre o assunto!

2 comentários:

  1. Que interessante essa postagem. Me fez refletir sobre diversas coisas. Eu te entendo perfeitamente quando mostra que revisar não é somente ler e sim entender todo o contexto.
    Saudade dassm suas resenhas aqui.
    Passa la no blog para conferir o artigo que fiz.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paloma.

      Exatamente. É um trabalho minucioso.

      Vou passar lá no seu blog.
      Bjs!

      Excluir

AGORA QUE VOCÊ JÁ MERGULHOU NA LEITURA, DEIXE O SEU COMENTÁRIO. ELE É MUITO IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO DO BLOG. OBRIGADO!!!

Obs.: comentários ofensivos serão deletados.