quarta-feira, 13 de abril de 2016

#Resenha: "Três dedos de morte"


Título: Três dedos de morte
Autores: Alec Silva, Baltazar de Andrade e Samuel Cardeal
Ano: 2015
Editora: (independente)
Nº de páginas: 50


"A morte é o ponto em comum entre as três histórias que compõem esse livro de Alec Silva, Baltazar de Andrade e Samuel Cardeal, publicado em e-book de forma independente. Os três se consideram escritores inconsequentes e sem pudores ou reservas, mas cada um segue por um caminho distinto em seus respectivos contos para explorar as várias faces da morte."




O primeiro conto se chama “Na porta do céu”, e foi escrito por Alec Silva. A história trata dos primeiros momentos de uma garota com o ceifeiro, o anjo da morte.

A escrita do autor é envolvente. A descrição dos cenários e a caracterização dos personagens são bem detalhadas. Alec fez uma relação interessantíssima entre o conto e a música Knockin’ On Heaven’s Door (versão de Guns N’ Roses). 

A trilha sonora acompanha a narrativa do início ao fim. O ponto negativo é a história ser muito rápida. Senti falta de um clímax. Começou bem, mas o final foi meio atropelado e confuso.


Em O Viajante, segundo conto do e-book, Baltazar de Andrade aposta na prosa em versos para mostrar a jornada de um homem antes e depois da morte. A história é dividida em duas partes: “Primeiro Canto: O Deserto” e “Segundo Canto: O Pós-Morte”.

Sou fã de poemas e, portanto, sabia que gostaria do conto. A única preocupação antes da leitura era se eu conseguiria acompanhar a história, porque tendemos a ler poemas com outro ritmo, até para as rimas fazerem sentido. 

Baltazar construiu a história distribuindo os acontecimentos entre as estrofes, de modo que cada um teve início-meio-fim. O autor fechou com uma ideia batida, mas que não prejudicou o todo da obra. No geral, o conto foi coeso e criativo.


Samuel Cardeal é o autor responsável pelo terceiro conto do livro: “O Último Alvo”. A história traz um homem que decide fazer justiça com as próprias mãos, tornando-se uma espécie de enviado da morte.

Nesse conto que finaliza o e-book, o estilo da narrativa difere dos outros por ser mais voltado para o enredo policial. O personagem é um justiceiro que acredita estar cumprindo sua “missão” na terra, mas acaba tendo uma surpresa bem desagradável no final, o que faz a vida dele sair completamente dos trilhos. 

Acredito que o enredo daria um ótimo livro de mistério. Gostei muito da escrita do autor e apreciei o uso que ele fez das metáforas no texto: algumas divertidas, outras bem impactantes.

8 comentários:

  1. Oi, Ygo!

    Obrigado pelo tempo dedicado à leitura e resenha de nosso e-book! :)

    Prometo, no futuro, atentar a esticar um pouco mais o final do conto, para ficar menos atropelado.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Será um prazer reler o conto com um final novo.
      Abraço!

      Excluir
  2. Obrigado Ygo, espero que trabalhos futuros te agradem mais. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado demais, Ygo, por ter lido e dividido sua opinião. E adorei o capricho no uso das cores.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Ah...muito boa essa resenha. Acredito que iria gostar bastante desse livro. Conheço o Samuel Cardeal. Ótimo autor...adoro!
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paloma.
      É um livro ótimo. Leitura rápida e agradável.
      Você já conhece um dos autores... Isso é um sinal para ler o livro logo. rs
      Beijos!

      Excluir

AGORA QUE VOCÊ JÁ MERGULHOU NA LEITURA, DEIXE O SEU COMENTÁRIO. ELE É MUITO IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO DO BLOG. OBRIGADO!!!

Obs.: comentários ofensivos serão deletados.